Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Fractura do escafóide
A fractura do escafóide é a lesão mais comum nos ossos do carpo. O escafóide é um osso que se localiza no punho (entre o polegar e o antebraço – acima do osso trapézio e abaixo do rádio).
Apesar de pequeno, é um osso extremamente importante para a mobilidade do punho e da mão. Quando existe fractura está, assim, alterada a funcionalidade do punho e mão.
A quem acontece?
É mais frequente acontecer em pessoas activas que realizam actividades que solicitam os movimentos do antebraço e punho, ocorrendo após quedas sobre o punho. Nestas quedas, o punho está em hipertensão e desvio radial, isto é, o indivíduo fez o apoio com a mão aberta, palma da mão apoiada na superfície e punho em extensão.
Actividades mais comuns fractura do escafóide
As actividades mais comuns e com maior probabilidade de acontecer são os acidentes de viação ou desportos (futebol, basquetebol, etc.).
Sintomas fractura do escafóide
Numa fractura de escafóide, sem desvio ou luxação do osso, apresenta-se geralmente com dor no punho, no local do osso, principalmente quando se realiza movimentos com a mão.
Fractura do escafóide com lesão dos ligamentos
Quando a fractura é acompanhada de uma luxação ou de ruptura de ligamentos, os sintomas podem aparecer de forma mais intensa: dor no punho acompanhada de hematoma e maior dificuldade nos movimentos do punho e mão.
No primeiro caso, pode-se confundir os sintomas com o de uma torção simples, já que a dor não é extrema e a aparência do punho pode continuar normal.
Tratamento factura do escafóide
Numa primeira fase inicia-se o tratamento com imobilização. O tratamento consiste em imobilizar a região afectada, acompanhando o progresso da recuperação e consolidação óssea por meio de radiografias.
Após este período, se a consolidação estiver completa, o médico deve recomendar fisioterapia. O principal objectivo da Fisioterapia será recuperar a força muscular e amplitude total de movimentos.
Os casos de fracturas com luxação podem ser encaminhados de imediato para a cirurgia. O pós-operatório também inclui imobilização e fisioterapia.
A Fisioterapia será primordial para a recuperação dos movimentos e restabelecimento da força com mobilizações, alongamentos, técnicas e exercícios específicos.
Na Fisioterapia Lisboa podemos ajudar na reabilitação desta condição. Temos Fisioterapeutas especializados nas patologias músculo-esqueléticas do punho e mão.