Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Contractura de Dupuytren
A contractura de Dupuytren consiste numa deformidade lenta e progressiva, que pode afectar uma ou ambas as mãos. Na maioria dos casos o diagnóstico é realizado após os 50 anos, sendo cada vez mais comum daí para a frente.
Principais Causas e Sintomas
Causas da contractura de Dupuytren
A contractura de Dupuytren é causada por um espessamento e endurecimento do tecido que se encontra sob a pele, na palma da mão.
Sintomas da contractura de Dupuytren
A contractura geralmente resulta numa contracção da mão, semelhante ao de “garra”, com os dedos enrolados em direção à palma da mão.
Perante este sinal, é aconselhável ser observado por um médico, de forma a ser feito um correcto diagnóstico.
Tratamento
Os exercícios de mão não impedem a progressão da contractura de Dupuytren. No entanto, podem ser úteis em casos precoces da patologia. Os exercícios de mão tendem a ser mais importantes após a cirurgia, que é o tratamento recomendado quando esta contractura já se encontra em estado avançado.
Como cada pessoa apresenta sintomas e sinais diferentes, após diagnosticada a contractura, a fisioterapia pode ser parte crucial do tratamento.
Plano de Tratamento
O Fisioterapeuta irá realizar uma avaliação com base não só nos sintomas e sinais descritos, mas também através da observação da mão.
O plano de tratamento para a contractura de Dupuytren pode incluir:
- Fortalecimento muscular;
- Treino proprioceptivo;
- Alongamentos e flexibilidade;
- Electroterapia para alívio de dores e estimulação muscular.
Tratamento pós-cirúrgica
A cirurgia mais comum para a contractura de Dupuytren é chamada de Fasciotomia. Esta cirurgia remove ou divide o tecido sob a palma da mão. Após a cirurgia, pode ser necessário utilizar uma tala por um determinado período e elevar a mão acima do nível do peito. Nesta fase convém mover suavemente os dedos para ajudar a aliviar a dor e a rigidez.
O plano de tratamento de Fisioterapia depois da cirurgia pode ser iniciado após poucos dias.
Na Fisioterapia Lisboa dispomos de Fisioterapeutas que possuem formação e experiência no tratamento desta patologia. Após marcar a sua avaliação, será traçado um plano de tratamento adequado aos sintomas apresentados, podendo realizar Fisioterapia na clínica ou no domicílio.