Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Punho / Mão

Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide é uma patologia do foro reumatológico que atinge cerca de 40.000 doentes em Portugal (segundo dados da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide).

 

A artrite reumatóide é inflamatória, crónica e que aparece em qualquer idade, não sendo ainda conhecida a sua causa.

 

 

Sintomas 

Esta patologia tem como principais sintomas:

  • Dor nas articulações;
  • Inflamação nas articulações;
  • Rigidez articular;
  • Febre;
  • Cansaço geral.

 

Não são ainda conhecidas medidas preventivas para o aparecimento da artrite reumatóide, tal como não existe cura. O tratamento baseia-se no estacionamento da progressão da doença, atrasando a sua evolução. 

 

Por todas estas razões, é essencial haver um diagnóstico certeiro e precoce, feito pelo médico reumatologista. Para além do tratamento medicamentoso (terapêuticas combinadas e biológica), o reumatologista indicará o acompanhamento de um Fisioterapeuta.

 

 

Tratamento

O objectivo principal do tratamento da artrite reumatóide (terapêutica e fisioterapia) é conseguir a remissão da doença, desactivando a inflamação comum activa e evitando a deterioração progressiva das superfícies ósseas. A redução da dor e da progressão da doença, assim como a manutenção da funcionalidade (mantendo capacidade para actividades laborais ou recreativas), são também objectivos do tratamento da artrite reumatóide, visando melhorar a qualidade de vida do paciente. 

 

Na Fisioterapia Lisboa temos uma equipa de profissionais creditados para avaliar e intervir em casos de artrite reumatóide
Por ser uma patologia inflamatória, a Fisioterapia incidirá em técnicas anti-inflamatórias e de cinesioterapia, com o objectivo de diminuir a dor, a inflamação e a rigidez, manter as amplitudes e a força muscular, mantendo a máxima independência e qualidade de vida.