Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Fibromatose palmar
O que é?
A fibromatose palmar ou doença de Dupuytren, também denominada de síndrome de Dupuytren ou contractura de Dupuytren, caracteriza-se por doença fibro-proliferativa que acomete a fáscia palmar, caracterizando-se pela degeneração das fibras elásticas, espessamento e hialinização do feixe de fibras de colagénio dessa região, com formação de nódulos e contracturas.
Causas
A causa desta doença ainda não é clara. Sabe-se que os indivíduos do género masculino são mais acometidos do que as do género feminino, especialmente, após os 40 anos de idade. Quando crianças são afectadas, ocorre com maior gravidade. Os fumadores, alcoólicos, diabéticos e consumidores de droga apresentam uma probabilidade mais elevada de desenvolverem a doença.
Sintomas
As manifestações clínicas iniciam-se com o aparecimento de um nódulo na região palmar, próximo ao dedo anelar (4º dedo) ou ao dedo mindinho (5º dedo). À medida que a doença progride, surgem outros nódulos, resultantes da contracção dos tendões dos dedos, flexionando-os. Habitualmente, o dedo anelar é o primeiro a ser afectado, alcançando, por conseguinte, o mindinho e o médio (3º dedo).
Tratamento
O diagnóstico é realizado pelo médico ortopedista, que irá indicar o melhor tratamento. Em fisioterapia realiza-se o tratamento conservador para evitar a progressão e surgimento de outras contracturas e contracturas articulares secundárias, através de exercícios de extensão forçada e alongamentos musculares com o objectivo de melhoria da flexibilidade da fáscia. Pode-se recorrer a electroterapia, ultra-som, calor húmido ou outros meios de aplicação de calor para relaxamento muscular. Também pode-se recorrer à massagem para organização da fibras musculares.
Em casos mais graves, esta deformidade deve ser corrigida por meio de procedimento cirúrgico. Os nossos Fisioterapeutas também podem actuar a nível da recuperação da força, flexibilidade e mobilidade no pós-cirúrgico.
Recupere a funcionalidade da mão na Fisioterapia Lisboa!