Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:




Dedo em Gatilho
No “Dedo em Gatilho” também conhecido como tenossinovite estenosante, um dos dedos fica “preso” e em seguida endireita com um estalo, como um gatilho que é puxado e solto, daí o nome dado a esta patologia. Quando este se verifica em gatilho, o movimento é limitado, ficando o dedo bloqueado quando se tenta esticar.
O dedo em gatilho acontece devido a uma inflamação do tendão, não permitindo o movimento.
Esta patologia é verificada mais frequentemente em pessoas: entre os 40 e 60 anos de idade; cujas actividades laborais ou hobbies são de carácter repetitivo; mulheres; com diabetes; com artrite reumatoide.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas do dedo em gatilho geralmente começam sem qualquer lesão, embora possam seguir-se a um período de uso intenso da mão.
Posto isto, os sinais e sintomas mais frequentes podem incluir:
- Rigidez matinal, que se pode prolongar durante a parte da manhã;
- Uma sensação de estalo ou clique quando se move o dedo;
- Existência de um nódulo na base do dedo afectado;
- Dedo que se mantém bloqueado.
Os sintomas referidos acentuam-se com a inactividade, daí serem mais marcantes na parte da manhã, após a pessoa acordar.
Tratamento
Quando o dedo se mantem em gatilho por longos períodos ou de carácter repetitivo, a Fisioterapia é o tratamento indicado.
Tipos de Actuação
- Massagem de fricção;
- Alongamentos;
- Exercícios de mobilização;
- Fortalecimento muscular;
- Acupuntura.
Na Fisioterapia Lisboa dispomos de uma equipa de profissionais com habilitações no tratamento desta e outras patologias. Uma vez que cada pessoa apresenta sinais e sintomas diversos, o Fisioterapeuta avaliará a situação e estabelecerá o plano de tratamento mais adequado à condição verificada. Todos os serviços referidos encontram-se disponíveis na Fisioterapia Lisboa.