Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Ombro

Bursite do Ombro

É um complexo articular composto por articulações, ligamentos, músculos, fáscias, cápsula articular e bolsas sinoviais.

 

 

O que é a bolsa sinovial e a bursite?

O complexo articular apresenta várias bolsas sinoviais em cada uma das articulações que o constituem, tendo cada bolsa como objectivo auxiliar o deslizamento dos tendões sobre as superfícies articulares. A bursite é a inflamação dessa estrutura, que normalmente é uma consequência e não uma causa de dor. A mais frequente é a Bursite subacromial, inflamação da bolsa sinovial (ou bursa) debaixo do acrómio.

 

 

Sinais e sintomas da bursite

Os sinais e sintomas da Bursite são semelhantes aos de uma Epicondilite, como por exemplo:

  • Dor, que se costuma localizar no terço superior do braço, podendo irradiar até ao cotovelo;
  • Dificuldade em movimentar o braço, principalmente em movimentos acima dos 90 graus, o que limita a funcionalidade do paciente.

 

 

Diagnóstico 

O diagnóstico da Bursite do ombro pode ser realizado pelo médico ortopedista, que através de anamnese e exames complementares de diagnóstico (preferencialmente a ressonância magnética), irá diagnosticar a patologia e deverá indicar a realização de sessões de Fisioterapia. 

 

 

Tratamento

Para além da Fisioterapia, o médico poderá prescrever medicação anti-inflamatória ou optar pela aplicação de injecção intra articular de corticoesteróides.

 

O tratamento cirúrgico para remoção da bolsa sinovial é raramente indicado, sendo esperado que o paciente obtenha uma diminuição das queixas com a toma da medicação. 

 

Na Fisioterapia Lisboa, o Fisioterapeuta fará uma avaliação detalhada do caso, planeando os objectivos de tratamento em conjunto com o paciente. O tratamento para além da diminuição e eliminação da dor, deverá actuar ao nível da melhoria das amplitudes articulares, da força muscular e da funcionalidade, permitindo ao paciente voltar a realizar as suas actividades domésticas, laborais e desportivas habituais.

 

Venha conhecer os profissionais da Fisioterapia Lisboa!