Espasmo ou distensão do músculo rombóide

O que significa?

O músculo rombóide localiza-se na região superior das costas, com origem no bordo interno das omoplatas até à coluna vertebral. A distensão caracteriza-se por uma lesão em que as fibras musculares ou os tendões sofrem um estiramento e pode existir ruptura parcial ou total. Um espasmo muscular caracteriza-se por uma contracção involuntária do músculo, podendo ser denominada de contractura.

Como ocorre?

Este tipo de lesão ocorre devido à sobrecarga ou utilização excessiva do ombro e do braço, principalmente, ao realizar actividades em que se eleva os braços acima da cabeça, como por exemplo, apanhar uma bola alta em algum tipo de desporto ou colocar algum objecto numa prateleira alta. A lesão também pode acontecer ao praticar remo.

Neste tipo de lesão, os principais sintomas caracterizam-se por:

• Dor na região superior das costas entre a omoplata e a coluna;
  • Nos movimentos dos ombros;
  • Movimentos respiratórios.

Numa fase inicial, deve actuar-se ao nível da inflamação com compressas frias sobre a região afectada – pode recorrer-se a compressas de gel ou gelo – com uma protecção para não formar uma queimadura pelo gelo. O médico poderá indicar anti-inflamatórios.

Na Fisioterapia Lisboa, recorremos à massoterapia pois é um recurso de tratamento que pode auxiliar bastante na activação da circulação local, relaxamento muscular e orientação das fibras musculares. O paciente também pode recorrer à auto-massagem, realizando a massagem em si próprio com uma bola de ténis, encostado a uma parede. Para além disso, é indicado um plano de exercícios de reabilitação específicos para acelerar o retorno ao desporto ou actividade física. E, durante a fase de reabilitação, o desporto anteriormente praticado deve ser substituído por um que não piore a condição.

Prevenção

A melhor forma de prevenir é fazer um aquecimento adequado e alongar devidamente após a actividade física que exija o esforço do músculo rombóide, como por exemplo no ténis e no remo. Aconselhe-se com os nossos Fisioterapeutas!