Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Ombro

Ombro Congelado ou Capsulite Adesiva

A capsulite adesiva ou o síndrome do ”ombro congelado” é uma patologia descrita pela primeira vez em 1872, sendo actualmente definida como uma condição idiopática (sem causa conhecida) do complexo articular do ombro, que provoca dor, limitação de movimentos e consequentemente, limitação a nível da funcionalidade.

 

 

Fases e Tipos

 

Fases

Pode ocorrer devido a traumas, tendinopatias, cirurgia ou outras, já que se trata da inflamação da cápsula articular. Trata-se assim de um processo inflamatório, que se constitui por três fases distintas:

  1. Inflamatória/dolorosa (10 a 36 semanas);
  2. Congelamento/adesiva (4 a 12 meses);
  3. Recuperação/resolução (12 a 42 meses). 

 

Tipos

A capsulite adesiva é dividida em dois tipos, que possuem apresentação clínica similar e diferem apenas na etiologia:

  • Capsulite adesiva primária - forma idiopática de ombro rígido e doloroso.
  • Capsulite adesiva secundária - perda de movimento articular resultante de algum evento desencadeante como trauma, AVC, lesão da coifa dos rotadores, fractura do membro superior, distrofia simpático-reflexa ou imobilização pós cirúrgica.

 

 

Tratamento

Podemos então dizer que esta patologia é gradual e de tratamento lento e progressivo. A Fisioterapia é extremamente necessária para minimizar a dor e as limitações funcionais. Aparelhos como o TENS, ultra-som e correntes podem ser úteis na diminuição da dor e do desconforto, assim como técnicas de mobilização e exercícios de alongamento. É muito importante que o Fisioterapeuta realize o ensino ao paciente das melhores técnicas de alongamento, mobilidade e relaxamento a realizar em casa, dependendo das características pessoais do paciente (como a idade, o estilo de vida, a actividade laboral e desportiva) e da fase de evolução em que se encontra. 

 

Os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa estão ao seu lado para o ajudar durante todo o processo de recuperação, motivando-o e adaptando as sessões diariamente às suas necessidades. Venha conhecer-nos!