Tendinite do Tricípete

O que é e onde se localiza?

O tricípete é um músculo volumoso que se encontra na região posterior do braço e o tendão do tricípete insere-se na região posterior do cotovelo. A tendinite do trícipete é a inflamação deste tendão, originando dor na parte de trás do cotovelo.

A causa mais comum desta patologia é o movimento repetitivo e contínuo em actividades que promovem o uso excessivo do tendão do tricípete. É muito comum em determinados tipos de trabalho ou desportos que exigem o uso repetitivo e frequente de extensão do braço e cotovelo.  Desportos de arremesso como o voleibol e o basebol são exemplos com maior risco de inflamação do tendão do tricípete. O treino excessivo (overtraining) pode originar a tendinite.

Para além disso a tendinite do tricípete pode desenvolver-se gradualmente a partir dos efeitos do desgaste e degeneração das fibras com o avanço da idade ou pode acontecer de forma repentina como consequência de uma lesão directa (por exemplo, queda sobre o cotovelo).

O principal sintoma consiste na sensação de dor profunda na região posterior do cotovelo à palpação, ao apoiar o cotovelo em superfícies duras e ao fazer flexão e extensão do cotovelo. Pode surgir edema, rigidez do músculo e do tendão com consequente limitação dos movimentos e dificuldade em levantar pesos. A dor agrava com as actividades com movimentos do cotovelo e alivia com o repouso. Poderá sentir fraqueza muscular acompanhada de dor ao levantar pesos.

Numa primeira fase, o tratamento em Fisioterapia consistirá em repouso, analgésicos e anti-inflamatórios, TENS (eletroterapia), ultrassom, gelo e aplicação de kinesio tapping. Após esta fase (cerca de 5-7 dias pós-lesão) são realizadas técnicas para aumento da amplitude articular e força: mobilização do cotovelo, alongamentos, massagem, exercícios de reforço muscular e reintrodução gradual ao desporto/actividade.

Na Fisioterapia Lisboa os nossos Fisioterapeutas são especializados na reabilitação do cotovelo e patologias músculo-esqueléticas como a tendinite do tricípete.