Tendinopatia da Coifa dos Rotadores

A tendinopatia, mais conhecida por tendinite, é uma condição que implica uma inflamação de um tendão como já explicado na Tendinopatia de Aquiles

A tendinopatia da coifa dos rotadores é também conhecida vulgarmente por ombro de nadador ou de tenista, visto ser uma lesão com grande incidência nos praticantes destas modalidades.

O que é a coifa dos rotadores?

A coifa dos rotadores é o conjunto de quatro músculos - supraespinhoso, infraespinhoso, subescapular e pequeno redondo - que juntos proporcionam estabilidade à articulação do ombro. Os tendões destes músculos unem-se num só tendão - o tendão da coifa dos rotadores - que se insere na cabeça do úmero (osso do braço).

Sinais e sintomas da tendinopatia da coifa

• Dor no ombro sem razão aparente e com início súbito, habitualmente presente durante a noite;
  • Movimentos do ombro dolorosos e muitas vezes difíceis de realizar acima do nível da cabeça (uma das actividades mais referidas pelos nossos pacientes é o pentear o cabelo).

Diagnóstico e Tratamento

Para um correcto tratamento, é importante realizar um diagnóstico certeiro.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito pelo Fisioterapeuta através de uma boa avaliação, incluindo exame subjectivo e objectivo. A confirmação do diagnóstico deve ser feita através de uma ecografia aos tecidos moles ou de uma ressonância magnética, pelo médico de clínica geral ou ortopedista.

O tratamento na Fisioterapia Lisboa é adequado a cada caso, sendo que o Repouso é essencial nos primeiros dias, não sendo aconselhável realizar as actividades que provoquem dor.

A Crioterapia é também indicada para auxiliar a desinflamar o tendão, podendo ser realizada de 2 em 2 horas, por 15 minutos.
A toma de Medicação anti-inflamatória pode ser prescrita pelo médico, assim como analgésicos para as queixas álgicas.

A realização de sessões de Fisioterapia é essencial na recuperação da tendinopatia, podendo o Fisioterapeuta aplicar técnicas manuais específicas, electeoterapia, reforço e alongamento muscular, assim como exercícios de correção postural ou de melhoria do gesto técnico.

O Tratamento Cirúrgico raramente é indicado em caso de tendinopatia da coifa dos rotadores, somente em casos de maior gravidade.

Como prevenir a tendinopatia da coifa dos rotadores?

A Fisioterapia Lisboa aconselha os atletas de modalidades desportivas que impliquem rotação do ombro acima da cabeça para executarem de forma cuidada e certeira o respectivo gesto técnico, assim como reforçar a componente muscular dos ombros.

Aos não praticantes de actividade desportiva, aconselhamos a realização de exercícios de fortalecimento e de alongamento do complexo articular do ombro. Faça uma avaliação na Fisioterapia Lisboa e os nossos Fisioterapeutas aconselharão os melhores exercícios para o seu caso específico.