Dores no Ombro

O ombro é a articulação mais móvel do corpo, o que permite ao membro superior uma grande amplitude de movimentos. Possui uma cápsula fibrosa e resistente, quatro músculos e respectivos tendões, mantendo a articulação coesa e forte. Perto desta articulação (articulação glenoumeral), existe ainda a articulação acromioclavicular, que une a clavícula à omoplata, permitindo o aumento de movimentos nesta zona.

Causas das Dores

Existem várias causas de dores no ombro, com características diferentes:

• Pode afectar apenas uma pequena área;
  • Pode fazer parte de uma condição geral, como artrite reumatóide ou osteoartrite;
  • Pode ser resultante de problemas no pescoço, sendo os sintomas sentidos na zona do ombro.

Caso se trate de uma dor com um diagnóstico específico, como a artrite, terá que ser realizado o tratamento próprio para tal.

Medicação analgésica e descanso podem ajudar mal surja a dor. Caso as dores não passem em cerca de duas semanas, fale com um médico ou fisioterapeuta.

Em situações de dores persistentes, a fisioterapia pode ajudar no seguinte:

• Controlo da dor;
  • Melhoria da força e flexibilidade;
  • Aumento da amplitude de movimentos;
  • Redução da tensão na zona;
  • Controlo da postura;
  • Prevenção de sintomas semelhantes no futuro.

Caso tenha dores não hesite em dirigir-se à Fisioterapia Lisboa, onde irá encontrar uma equipa de Fisioterapeutas que lhe farão uma avaliação inicial para perceber os seus sintomas e posteriormente será executado um plano de tratamento para a sua condição clínica específica. As sessões de Fisioterapia poderão ser efectuadas na clínica ou caso prefira, no domicílio.