Osteoartrite do Ombro

A Osteoartrite (ou artrose) do ombro é uma condição que ocorre quando a cartilagem que envolve a articulação do ombro sofre desgaste ou se encontra danificada. Em casos iniciais de artrose, o fluido da articulação pode acumular-se na cartilagem, formando quistos que exercem pressão e dor. Em casos mais avançados de osteoartrose, a cartilagem pode desgastar-se completamente, podendo existir contacto ósseo.

Esta patologia desenvolve-se com frequência em pessoas a partir dos 50 anos, uma vez que a articulação sofreu um grande desgaste ao longo dos anos, sendo as mulheres mais afectadas. No entanto, existem casos de pessoas mais jovens que apresentam osteoartrite após cirurgia ou trauma nessa articulação.

Sintomas e sinais

Os sintomas e sinais variam de pessoa para pessoa. No entanto, os principais sintomas verificados na artrose do ombro são:

• Dor durante determinadas actividades, que aliviam em repouso;
  • Diminuição do movimento (amplitude de movimento), especialmente em movimentos acima da altura do ombro;
  • Fraqueza muscular;
  • Rigidez e dificuldade em usar o braço afectado;
  • Dificuldade em dormir à medida que a artrose evolui.

O tratamento da artrose do ombro é realizado por fisioterapeutas, através de programas de exercícios personalizados. A Fisioterapia pode ser realizada antes e depois da cirurgia, conforme a artrose esteja evoluída, podendo ter um carácter preventivo ou de reabilitação.

O plano de tratamento poderá incluir:

• Treino das actividades da vida diária, através do ensino de estratégias para evitar a dor;
  • Exercícios de melhoria de postura;
  • Alongamentos;
  • Mobilização articular;
  • Fortalecimento muscular;
  • Electroterapia para diminuição da dor;
  • Acupuntura.

Os principais objectivos do tratamento consistem em diminuir a rigidez articular e as queixas álgicas; manter ou ganhar a mobilidade articular e força muscular. Nesse sentido, o exercício físico acompanhado e monitorizado por um Fisioterapeuta é essencial.

O plano de tratamento referido, entre outros, encontra-se ao seu dispor na Fisioterapia Lisboa, onde existe uma equipa de profissionais com experiência no tratamento desta Osteoartrite.

Uma vez que cada pessoa tem sintomas diferentes, o Fisioterapeuta avalia a condição clínica da pessoa e estabelece o plano de exercícios mais adequado à sintomatologia observada, podendo verificar-se o tratamento na clínica ou no domicílio.