Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Ombro

Instabilidade do Ombro

A articulação do ombro é a mais instável do corpo humano, já que apresenta uma enorme mobilidade. Esta articulação realiza movimentos em todos os eixos e planos, utilizando os estabilizadores ósseos, tendinosos e ligamentares, assim como os mobilizadores musculares. 

 

A instabilidade na articulação do ombro é uma patologia muito comum, principalmente em atletas, que pode ter consequências como a luxação ou a subluxação, em que a cabeça do úmero se desloca parcial ou totalmente para fora do seu receptáculo na omoplata. Factores constitucionais ou traumáticos podem contribuir para estes episódios de instabilidade.

 

Como consequência destes movimentos anormais, podem surgir lesões ligamentares ou ósseas, que facilitam a repetição destes episódios.

 

Por ter grande mobilidade, a articulação do ombro torna-se instável. Instabilidade é a incapacidade das estruturas que estabilizam a articulação gleno-umeral manterem a relação anatómica congruente da cabeça do úmero com a cavidade glenoide da omoplata, estando o indivíduo sujeito à ocorrência de lesões. 

 

 

Tratamento

Após uma avaliação inicial pormenorizada, o Fisioterapeuta poderá determinar qual o melhor plano de intervenção a aplicar em cada caso.

 

Factores Risco

Na Fisioterapia Lisboa o tratamento desta instabilidade está dependente de diversos factores:

  • A idade do paciente;
  • O número de lesões que já sofreu;
  • O tipo de actividade desportiva que pratica.

 

Tratamento Conservador

A Fisioterapia é essencial para o reforço dos músculos envolventes da articulação do ombro, que contribuem para a sua estabilidade, assim como o ganho/manutenção de amplitudes articulares, o controlo da sintomatologia e sinais inflamatórios ou o ensino de estratégias para a realização das actividades da vida diária.

 

Tratamento Cirúrgico

A cirurgia também pode ser uma opção de tratamento, dependendo também de vários factores e de avaliação médica. Na fase pré e pós-cirúrgica, o Fisioterapeuta pode atuar e intervir, no gabinete ou ao domicílio.

 

Contacte a Fisioterapia Lisboa e acabe com os seus problemas nos ombros!