Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Síndrome de Osgood-Schlatter
O síndrome de Osgood-Schlatter é também conhecido por "doença ou dores de crescimento" e é bastante comum em adolescentes do sexo masculino, esta condição é tipicamente frequente entre meninos com idades entre os 9 e os 16 anos.
Causas e Sintomas de Osgood-Schlatter
Causas
Este síndrome é causado pela tração excessiva do tendão rotuliano sobre a tuberosidade anterior da tíbia (na zona do joelho), o que resulta numa irritação ou inflamação da cartilagem de crescimento.
O síndrome pode também ser desencadeado por trauma nos joelhos (uma queda por exemplo) ou estar também relacionado a um desequilíbrio muscular entre a musculatura anterior e posterior da coxa.
Sintomas
Os sintomas de Osgood-Schlatter são dor, edema (inchaço) e alterações da sensibilidade na região anterior do joelho. Pode ocorrer apenas num joelho ou manifestar-se bilateralmente.
Diagnóstico e Tratamento
Diagnóstico do síndrome
Osgood-schlatter é habitualmente diagnosticado por um médico de clínica geral ou ortopedista, tendo em conta as características pessoais do paciente, a sintomatologia e os exames complementares de diagnóstico.
Tratamento
O tratamento deve envolver a diminuição de atividades desportivas e a realização de sessões de Fisioterapia.
Na Fisioterapia Lisboa a Fisioterapia irá atuar nas queixas do paciente, através de tratamento anti-inflamatório com técnicas específicas de terapia manual e de aparatologia, assim como na realização de exercícios personalizados de fortalecimento e de alongamento das cadeias musculares.
Se o seu filho ou neto sofre de dores de crescimento, contacte-nos e marque uma consulta de avaliação!