Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Joelho

Artrose ou Gonartrose

A artrose no joelho é das patologias que mais frequentemente afeta esta articulação. Resulta de um processo degenerativo por desgaste na cartilagem que ocorre naturalmente com o aumentar da idade (artrose primária) ou pode ser causado por excesso de peso, desvios no alinhamento do membro, sequelas de fraturas ou lesões menisco-ligamentares, necrose dos côndilos femurais, patologias reumatismais ou infeciosas, entre outras… (artrose secundária), que pode afetar apenas um, ou então, ambos os joelhos.

 

Os termos osteoartrose do joelho ou gonartrose  são ambos sinónimos e referem-se ao desgaste da cartilagem. Contudo, de uma forma geral, o termo mais utilizado é simplesmente artrose. A artrose é, para além de um problema no joelho, um problema de saúde e bem estar geral, devido à grande repercussão na falta de mobilidade e funcionalidade que o doente padece.

 

O diagnóstico da artrose, após uma história clínica cuidadosa, com a pesquisa dos sinais e sintomas da doença é é confirmado pela realização e análise de radiografias dos joelhos em carga (RX face e perfil) assim como incidências axiais para a rótula.

 

 

Sintomas da Artrose

Os principais sintomas da artrose são:

  • Dor no joelho de carácter mecânico, isto é, que surge com o movimento e alivia com o repouso, localizando-se no compartimento mais afetado;
  • Falta de força muscular, espasmos e atrofia muscular Rigidez ao iniciar os movimentos;
  • Derrame articular ou “inchaço do joelho”;
  • Deformidade progressiva do joelho, em varo ou valgo, consoante vai agravando a artrose do mesmo;
  • Claudicação do membro, por defesa à dor, o doente tem dificuldade em fazer apoio sobre o joelho artrósico, obrigando-o a “coxear” e usar apoios externos de marcha, como canadianas e andarilhos.

 

 

Tratamento

Uma primeira abordagem do doente com artroses passará sempre por controlar os fatores que estão na sua génese.

 

O perder peso tem uma importância primordial visto que, por cada quilo que o doente conseguir reduzir ao seu peso, equivale a uma força quase quatro vezes superior que se retira a cada joelho. A prática de exercício físico e exercícios de isometria, são uma grande ajuda na manutenção do peso e na mobilização das articulações e reforço da massa muscular, muitas vezes utilizados nas aulas de Pilates Clínico.

 

A Fisioterapia, pode complementar estes exercícios para a artrose, com outros tratamentos fisioterapêuticos como ionizações, electroestimulação e hidroterapia, que se têm mostrado muito úteis no controle da gonartrose.

 

Na Fisioterapia Lisboa o Fisioterapeuta fará uma avaliação para encontrar o tratamento mais adequado, ajudando-o a ter uma melhoria acentuada da sua patologia.