Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Dor nos joelhos
A dor nos joelhos pode afectar indivíduos de todas as idades. Pode ser resultado de uma lesão, como uma lesão de ligamentos ou menisco, ou de outros problemas de saúde, como o desgaste da cartilagem.
Causas
A dor no joelho pode ter várias causas como as lesões ou problemas de saúde. Pode ser decorrente de carga excessiva do joelho, má preparação física, aquecimento inadequado, negligência nos alongamentos, entre outros:
- Artrite;
- Quisto de Baker;
- Bursite;
- Síndrome do tensor da fáscia lata;
- Doenças auto-imunes;
- Luxação da rótula;
- Infecção;
- Doença de Osgood-Schlatter;
- Tendinite;
- Distensão ou entrose;
- Lesões desportivas;
- Lesão meniscal;
- Ruptura de ligamentos;
- Tumores ósseos (mais raro).
Factores de risco
Existem vários factores de risco que estão relacionados com a dor no joelho:
- Excesso de peso –o excesso de peso pode aumentar a carga nas articulações, nomeadamente na articulação do joelho;
- Alterações mecânicas – alterações na dismetria dos membros inferiores, desalinhamento ao nível dos joelhos e pé plano, por exemplo, podem ser factores de risco para a dor nos joelhos;
- Diminuição da flexibilidade ou pouca força muscular – são dos factores mais comuns e podem predispor a lesões no joelho;
- Alguns desportos e actividade física – há alguns desportos que exercem mais stress e carga nos joelhos (saltos, basquetebol, voleibol, por exemplo);
- Lesão anterior –quem já teve lesão nos joelhos tem uma zona de fragilidade e pode surgir recidiva.
Sinais e sintomas
A dor no joelho é um dos sintomas. A dor pode estar localizada à frente, atrás, lateralmente, internamente, etc. E a sua intensidade pode variar, dependendo da causa e sensação sentida pelo indivíduo. Para além disso, os sinais e sintomas podem incluir:
- Edema;
- Tensão muscular;
- Rubor e calor;
- Fraqueza muscular;
- Instabilidade articular;
- Diminuição da amplitude de movimento.
Tratamento
O tratamento depende da causa e da indicação do médico assistente, normalmente com apoio de exames de imagem.
É provável que necessite de realizar fisioterapia, numa primeira fase para alívio dos sintomas e posteriormente para realizar exercícios de fortalecimento e alongamentos para prevenir recidiva. Em alguns casos, o médico pode indicar cirurgia e/ou medicação analgésica ou anti-inflamatória.
Prevenção
Há algumas medidas preventivas básicas que poderá adoptar para prevenir a dor nos joelhos como a realização de actividade física gradual e de forma correcta, aquecer adequadamente antes da actividade física e alongar devidamente após os exercícios. Um dos procedimentos a ter que pode prevenir dor nos joelhos é a utilização de calçado adequado à forma e mecânica do seu pé.