Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Ligamentoplastia do Cruzado Anterior
O ligamento cruzado anterior localiza-se na articulação do joelho e é um ligamento de extrema importância na estabilidade nos movimentos de flexão e extensão, assim como de rotação do joelho.
O que é uma Ligamentoplastia?
A Ligamentoplastia é a cirurgia que reconstrói o ligamento, criando um novo ligamento. A cirurgia é realizada por via artroscópica e o procedimento a utilizar varia consoante o caso clínico.
Quando se faz uma Ligamentoplastia?
As lesões do ligamento cruzado anterior são muito frequentes em jovens adultos, praticantes de modalidades desportivas como o futebol, o volei ou o rugby, que implicam repetidos movimentos de rotação do joelho.
Quando o paciente é jovem e pretende manter de forma activa uma actividade desportiva, a Ligamentoplastia do cruzado anterior é indicada, havendo também um protocolo de reabilitação do ligamento sem recurso a cirurgia. Esta decisão cabe ao médico ortopedista que avalia cada caso específico, assim como o impacto da lesão na funcionalidade e na realização das actividades diárias, sejam laborais ou desportivas.
Fisioterapia no período pré-cirúrgico
Quando se opta por efectuar uma Ligamentoplastia do cruzado anterior, é importante a realização de Fisioterapia no período anterior à cirurgia, a fim de preparar o organismo para o procedimento, tendo em vista uma recuperação eficaz e o mais rápida possível.
Antes da cirurgia, o Fisioterapeuta da Fisioterapia Lisboa realiza uma avaliação ao paciente das suas queixas e limitações, assim como de aspectos técnicos como a força muscular.
A Crioterapia e a Electroterapia são recursos importantes a serem utilizados neste período, de forma a controlar a dor e o edema geralmente presentes. Todos estes procedimentos ajudarão a que os movimentos sejam recuperados mais facilmente no período pós-cirúrgico.
Fisioterapia no período pós-cirúrgico
A Fisioterapia Lisboa segue as guidelines da Fisioterapia para o tratamento após Ligamentoplastia do cruzado anterior e deve ser iniciada assim que possível. De seguida, estão as linhas gerais de tratamento.
Semana 1
Crioterapia e elevação do membro inferior afectado, para reduzir o inchaço e a dor. O objectivo é realizar extensão completa e 70º de flexão, até ao final da primeira semana. O uso de um joelho elástico e canadianas são fundamentais. A mobilização activa e passiva do joelho, assim como o alongamento de todo o membro inferior, são também essenciais nesta primeira semana.
Semana 3-4
O paciente deve aumentar a fase de apoio na tentativa de andar com uma canadiana apenas. Se houver uma boa coordenação isquiotibiais/quadricípite, a utilização de canadianas pode ser reduzida mais cedo. Mantém-se o plano de intervenção, adicionando treino de marcha com uma ou duas canadianas.
Semana 5
A utilização da joelho elástico é reduzida e o movimento de flexão quase completa a amplitude. Devem ser introduzidos exercícios de fortalecimento em cadeia cinética fechada e a partir de posições estáveis, com intensidade leve (ir aumentando progressivamente). Podem iniciar-se exercícios de propriocepção e coordenação se a força geral for boa.
Mês 3
Nesta fase, o paciente deve iniciar treino funcional, incluindo correr e saltar, assum como mudanças mais rápidas de direção, mudança na estabilidade da superfície, na velocidade de desempenho do exercício, na complexidade da tarefa, na resistência, no desempenho de uma ou duas pernas.
Mês 5
O objetivo final é maximizar a resistência e a força dos estabilizadores do joelho, optimizar o controlo neuromuscular com exercícios pliométricos e adicionar os exercícios específicos do desporto que o atleta pratica.
Confie a recuperação do seu joelho aos Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa.