Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Joelho

Síndrome da Plica

O Síndrome da Plica é um problema que ocorre quando uma estrutura normal no joelho se torna uma fonte de dor devido a lesão ou uso excessivo. O diagnóstico às vezes pode ser difícil, mas se esta é a fonte da sua dor no joelho, pode ser facilmente tratada.

 

Plica é um termo usado para descrever uma dobra no revestimento da articulação do joelho. Esta dobra de tecido é composta de tecido sinovial, um material fino e escorregadio que alinha todas as articulações, permitindo o seu movimento sem restrições.

 

 

Principais Causas e Sintomas

Causas do Síndrome

Uma plica pode causar problemas quando está irritada. Tal pode ocorrer durante um longo período de tempo ou quando a plica é irritada por certos exercícios e movimentos repetitivos.

 

Actividades que impliquem dobrar repetidamente o joelho, como corrida, ciclismo ou subida de escadas, podem irritar a plica e causar o síndrome da plica.

 

A lesão na plica também pode acontecer de repente, quando o joelho é atingido, como por exemplo numa queda ou pancada. 

 

Sintomas e sinais

Esta lesão no joelho pode fazer com que a plica, e o tecido sinovial em volta da plica, fique inchado e se torne doloroso.
Principais sinais e sintomas:

  • Dor (sintoma primário);
  • Sensação de estalar;
  • Inchaço na zona do joelho.

Como cada pessoa apresenta sintomas e sinais diferentes, após diagnosticado o síndrome da plica, a Fisioterapia é parte fundamental do tratamento.

 

 

Tratamento

Após ser realizado um correcto diagnóstico, composto por um exame físico onde se percebe onde se localiza a dor, a fisioterapia é essencial no processo de recuperação, para que a pessoa volte o mais rápido possível a realizar todas as actividades do seu dia-a-dia. 

 

A maioria das pessoas com síndrome de Plica irá melhorar sem cirurgia. O principal objetivo ao tratar a plica é reduzir a inflamação. 

 

Reabilitação sem Cirurgia

O tratamento para o síndrome da plica pode variar entre:

 

Reabilitação Pós-Cirúrgica

Na fisioterapia pós-cirúrgica, as primeiras sessões de reabilitação servem para facilitar a dor e o inchaço e ajudam a começar exercícios com pouco movimento do joelho.

 

À medida que se verifica evolução, serão realizados exercícios mais exigentes, para que o joelho se habitue aos movimentos das actividades da vida diária, trabalhando de forma a não sentir dor nesses mesmos movimentos, uma vez que o fortalecimento muscular fará parte da reabilitação.

 

Na Fisioterapia Lisboa temos ao seu dispor Fisioterapeutas que possuem formação e experiência no tratamento desta patologia. Após realizar a sua avaliação, será traçado um plano de tratamento adequado aos sintomas apresentados, podendo realizar Fisioterapia na clínica ou no domicílio.