Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Joelho

Bursite pré-patelar

A bursite ocorre com a inflamação de uma das bursas do joelho. As bursas são pequenas bolsas com líquido, que reduzem o atrito entre duas superfícies (entre ossos e músculos, tendões ou ligamentos).

 

Na bursite pré-patelar a bursa acometida está localizada na região anterior do joelho, logo acima da patela (rótula). É comum em pessoas que passam longos períodos de tempo ajoelhadas. Assim, este tipo de lesão é muito frequente em empregadas domésticas, guarda-redes de Hóquei ou indivíduos que pratiquem vários cultos religiosos durante longos períodos de tempo.

 

Os sintomas incluem dor e inchaço, geralmente abaixo do joelho, diminuição da amplitude de movimento e rigidez articular para os movimentos de flexão e extensão de joelho.

 

 

Causas mais comuns

A bursite ocorre quando há pressão excessiva ou atrito na bursa:

  • Certos desportos como voleibol, por exemplo, devido a lesão repentina por pancada forte no joelho;
  • Ajoelhar durante longos períodos de tempo ou agachar repetidamente (atrito repetitivo na região articular) pode causar inflamação da bursa;
  • Tensão muscular que origina atrito na bursa causando inflamação;
  • Edema no joelho devido a condição pré-existente de artrite ou inflamação pode potenciar a inflamação da bursa.

 

 

Tratamento

Na Fisioterapia Lisboa os nossos Fisioterapeutas auxiliam na reabilitação e tratamento das bursites no joelho. O tratamento pode consistir em anti-inflamatórios (indicados pelo médico), electroterapia, ultra-som, crioterapia e kinesio tapping para reduzir o edema e dor numa fase inicial.

 

Depois, serão incluídos alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular indicados para o tratamento desta patologia.

 

O objectivo da reabilitação é que o paciente possa retornar ao desporto ou actividade limitada, o mais rápido possível e de forma segura. Se o retorno for precoce, existe o risco de agravar a lesão. O retorno às actividades dependerá da ausência da inflamação e da dor, não existindo um protocolo ou número exacto de dias para este retorno pois depende de cada caso.

 

Marque já a sua sessão de Fisioterapia!