Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Subluxação da rótula
A subluxação da rótula acontece quando esta desloca-se lateralmente, de forma temporária e parcial, saindo da sua posição normal. A posição normal da rótula é entre duas saliências ósseas denominadas côndilos femorais localizadas na região inferior do fémur. Ocorre mais comummente numa extensão forçada da perna. Os sintomas principais são dor intensa e edema.
Existem alguns factores que também podem potenciar a subluxação da rótula. Se não houver um equilíbrio da força muscular entre os músculos da parte interna e da parte externa da coxa, isto é, os músculos internos mais fracos do que os externos, estes exercem força para o deslocamento lateral da rótula.
É mais comum também em indivíduos com desalinhamento da postura, principalmente a nível do membro inferior.
Tem tratamento?
A melhor forma de prevenir a subluxação da rótula é manter os músculos da coxa fortalecidos, principalmente os músculos da zona interna (vasto medial).
Numa fase inicial, após a lesão, poderá aplicar-se gelo, elevar o joelho e tomar anti-inflamatórios indicados pelo médico.
De seguida deve ser realizada Fisioterapia para fortalecimento do vasto medial. Em alguns casos pode ser necessário realizar cirurgia para evitar recidiva.
O retorno à actividade física poderá fazer-se quando:
- Consegue fazer flexão e extensão do joelho sem sentir dor;
- Os músculos do lado afectado estiverem fortalecidos e com força semelhante ao lado não afectado;
- Não apresentar edema no joelho;
- Correr em linha recta, aumentando a velocidade até ao limite, sem dor ou coxear;
- Na corrida, sem dor ao fazer mudanças de direcção;
- Saltar com as duas pernas e posteriormente só com o lado afectado e que não surja dor.
Na Fisioterapia Lisboa realizamos o tratamento e prevenção da subluxação da rótula. Os nossos Fisioterapeutas realizam várias técnicas e equipamentos para atingir os objectivos que serão a analgesia da dor, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento do joelho.