Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Desvios da Rótula
O desvio da rótula pode ser de rotação da mesma para qualquer eixo, associado a várias anormalidades dos tecidos moles e osteocondrais, caracterizada principalmente por uma rótula deslocada ou lateralizada.
Principais Causas e Sintomas
Causas
Os desvios da rótula são mais comuns em mulheres, do que em homens. Esta maior incidência nas mulheres pode ser influenciada por fatores anatómicos, como o aumento da largura pélvica, a altura da rótula, a posição tuberculosa tibial, e a rotação interna da coxa.
Também os fatores posturais e sociológicos, como usar sapatos de salto alto e sentar com pernas cruzadas, devem ser considerados como um possível factor de risco para o desenvolvimento desta patologia.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas dos desvios da rótula são:
- Dor localizada na zona da rótula, podendo ser especificamente na parte anterior, lateral ou medial, consoante o tipo de desvio;
- A dor pode verificar-se na área envolvente;
- Aumento de volume no joelho afectado;
- Nalguns casos, é visível o desvio da rótula, comparativamente ao outro membro.
Perante um ou mais destes sinais e sintomas, é aconselhável ser observado por um médico, de forma a ser feito um correcto diagnóstico.
Tratamento
Após diagnosticado o desvio da rótula, a Fisioterapia é essencial em todo o processo de reabilitação, podendo evitar, em muitos casos, a necessidade de efectuar uma cirurgia.
Plano de Tratamento
O Fisioterapeuta irá realizar uma avaliação com base não só nos sintomas e sinais descritos, mas também através da observação do joelho e execução de movimentos específicos.
O plano de tratamento para os desvios da rótula pode incluir:
- Fortalecimento muscular;
- Treino proprioceptivo;
- Alongamentos;
- Electroterapia para alívio de dores e estimulação muscular.
Na Fisioterapia Lisboa dispomos de Fisioterapeutas que possuem formação e experiência no tratamento desta patologia. Após marcar a sua avaliação, será traçado um plano de tratamento adequado aos sintomas apresentados, podendo realizar Fisioterapia na clínica ou no domicílio.