Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Meniscectomia Artroscópica
Os meniscos têm um papel muito importante na estabilidade e biomecânica do joelho. Têm ainda a função fundamental de amortecer e dissipar as forças que se propagam para o joelho e diminuir o atrito entre as estruturas.
Causas
Em indivíduos que praticam desporto, são muito frequentes as lesões de menisco devido:
- Ao impacto;
- Rotações;
- Mudanças bruscas de direcção;
- Paragens repentinas, com o joelho em extensão exagerada e o quadricípite contraído.
É muito frequente em lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) existir também lesão meniscal. Também surge de forma degenerativa com o desgaste da cartilagem articular e desenvolvimento da osteoartrite.
Abordagem Cirúrgica
A abordagem cirúrgica por via artroscópica é o método mais utilizado, uma vez que tem uma menor região de incisão, reduzindo assim o risco de lesão neurovascular.
Após a cirurgia a carga transposta para o joelho é maior e a capacidade de amortecer o impacto diminui. A intervenção parcial, em que é removida uma parte do menisco, mantém alguma protecção da cartilagem articular. A meniscectomia total - remoção total do menisco - é utilizada quando existem várias rupturas degenerativas do menisco com maior possibilidade de degeneração da cartilagem, alterações ósseas e formação de osteófitos (bicos de papagaio).
A Fisioterapia na Meniscectomia Artroscópica
Os objectivos gerais da intervenção da Fisioterapia no pós-cirúrgico serão: recuperar a força muscular, a flexibilidade do joelho, o equilíbrio e a coordenação. O plano de tratamento será devidamente adaptado ao paciente após avaliação inicial e contínua pelo Fisioterapeuta.
Tipos de Tratamento
Na Fisioterapia Lisboa realizamos a reabilitação pós-meniscectomia artroscópica, incluindo mobilizações passivas, ativas-assistidas e progressivamente resistidas do joelho, exercícios isométricos para o quadricípete e isquiotibiais, crioterapia, TENS e ultra-som, movimentos ativos livres posteriormente com pesos, movimentos funcionais, exercícios de equilíbrio, propriocepção e estabilidade articular do joelho, inserção na modalidade desportiva (se aplicável), até à recuperação total, sem dor.
Nos primeiros dias, não deverá fazer carga total, caminhando com canadianas, e aos poucos com a reabilitação em Fisioterapia e indicação médica irá gradualmente transpor peso no membro afectado. É altamente indicado nos primeiros dias o protocolo RICE (repouso, gelo, compressão e elevação) para reduzir o edema e dor. E a aplicação de gelo deverá ser realizada várias vezes por dia durante 20 minutos.
Na Fisioterapia Lisboa seguimos o protocolo de recuperação pós-meniscectomia. Faça a sua reabilitação na Fisioterapia Lisboa!