Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Alterações posturais do joelho
O joelho é um importante complexo articular do corpo humano, que se caracteriza pela sua mobilidade e estabilidade, e também por apresentar uma ligação directa com o pé e com a anca, tendo um papel importante na execução da marcha e de outras actividades.
A sua biomecânica
Esta é constituído pelas articulações tibio-peroneal superior, femuro-tibial e femuro-rotuliana. Todas estas articulações são envolvidas por ligamentos (de extrema importância o cruzado anterior), que conferem a estabilidade articular. Neste complexo temos também os meniscos, que ajudam a absorver os impactos, assim como os músculos que permitem o seu movimento.
As suas lesões
O joelho pode sofrer lesões ósseas, articulares, ligamentares, meniscais, tendinosas e musculares. A disfunção pode ser traumática ou não traumática, sendo que neste último caso quando existe uma dor, este pode não ser a disfunção primária, ou seja, a verdadeira causa do problema. Muitas vezes, a disfunção primária está no pé, que ao ter o seu apoio alterado vai influenciar e provocar adaptações ou compensações que podem gerar dor ou alterações posturais.
Alterações posturais
O joelho pode sofrer várias alterações posturais como o valgo e varo. No joelho valgo, os joelhos ficam mais próximos um do outro do que os pés, enquanto que nos joelhos varos, os pés unem-se e os joelhos não. Existe também um desvio muito comum, denominado recurvatum, onde ultrapassa os zero graus de extensão.
Também a rótula pode sofrer desvios, laterais ou mediais (para fora ou para dentro), superior ou inferior.
Todas estas alterações posturais influenciam o alinhamento dos segmentos corporais, o que pode desequilibrar o organismo e provocar dores.
A Fisioterapia nas alterações posturais
É fundamental uma avaliação postural completa por parte do Fisioterapeuta, assim como testes específicos (flexibilidade, força muscular, entre outros) para se traçar um diagnóstico e um plano de intervenção que corrijam os achados clínicos.
Técnicas como a reeducação postural global por exemplo, preocupam-se com as relações musculares e alinhamento dos demais segmentos corporais na busca pela correção do posicionamento. O Pilates clínico, a cinesioterapia específica, o ensino de posicionamentos e a consciência corporal, são técnicas que fazem também parte das sessões de Fisioterapia para as alterações posturais.