Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Quisto de Baker
O quisto de Baker é um termo geralmente usado para descrever a maioria dos quistos sinoviais (quistos na articulação) na zona do joelho. É portanto uma bainha que ocorre quando as estruturas de suporte da articulação, começam a sair da cápsula articular.
Pode também ser designado por bursite ou inflamação da bursa, ocorrendo na parte de trás da articulação.
Sinais e sintomas do quisto de Baker
Os sintomas podem variar de acordo com a zona do joelho que se encontra afectada. No entanto a sintomatologia mais frequente é dor e inchaço:
- Caso seja na parte posterior, pode indicar bursite nessa zona;
- Se for na parte central e interior poderá tratar-se de uma bursite num ligamento lateral.
Tratamento
A maioria dos quistos de Baker desaparece naturalmente. No entanto, a recuperação da amplitude total de movimento da articulação do joelho pode ser dolorosa.
A Fisioterapia é prescrita nestes casos, para melhorar as amplitudes articulares e voltar a realizar todas as actividades sem dor/inchaço nem limitação.
Fisioterapia
A Fisioterapia no tratamento de um quisto de Baker tem como objectivo principal a redução da dor e do inchaço, e o ganho da amplitude total de movimento.
As sessões de Fisioterapia poderão debruçar-se essencialmente em:
- Crioterapia;
- Exercícios de mobilização e flexibilidade;
- Exercícios de fortalecimento muscular;
- Massagem;
- Alongamentos;
- Electroterapia.
Após a primeira sessão de avaliação, será traçado um plano de tratamento adequado à sua condição específica. Na Fisioterapia Lisboa dispomos de uma equipa de Fisioterapeutas com experiência no tratamento de quisto de Baker.