Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Joelho

Síndrome da banda iliotibial

O que é? E quais os sintomas?

A síndrome da banda iliotibial, mais comummente conhecida como “joelho do corredor”, caracteriza-se por dor na região lateral do joelho. É muito comum em ciclistas e em indivíduos que praticam corrida de longa distância – acima de 10km – podendo ser atletas ou não.

 

O atrito de um ligamento com o fémur, na sua região distal, gera uma inflamação perto do joelho, causando a dor. Uma das principais causas pode ser a prática de corrida em pistas circulares, sempre no mesmo sentido, ou em descidas. 

 

Sintomas

Esta dor localizada na região lateral do joelho, piora ao correr e ao subir e descer escadas. Pode progredir até à anca, influenciando toda a região lateral da coxa. 

 

 

Tratamento

O tratamento tem como objectivo restabelecer o equilíbrio muscular e diminuir o atrito entre o ligamento e o osso.

 

Para tratar a síndrome da banda iliotibial pode-se recorrer a pomadas anti-inflamatórias aplicadas na região dolorosa, com uma pequena massagem, para combater a inflamação. A crioterapia com a aplicação de gelo auxilia a aliviar a dor e a inflamação.

 

Também é muito importante realizar alongamentos ao músculo da região lateral da coxa, o tensor da fáscia lata. Uma outra técnica muito eficiente é a libertação miofascial, usando uma bola de massagem com “picos”, rolo de espuma rígida ou o próprio fisioterapeuta aplicar técnicas de libertação miofascial. Para potenciar a reabilitação também é utilizada a electroterapia

 

Posteriormente, são indicados exercícios de fortalecimento muscular. Deste modo, o joelho fica mais alinhado, diminuindo o risco do atrito que dá origem à inflamação e consequente dor. O pilates clínico é uma excelente alternativa para fortalecimento, alongamento e treino postural

 

Durante a prática da actividade física pode-se fazer uma aplicação de kinesio taping em toda a região lateral da coxa para diminuir o atrito do ligamento com o osso. 

 

O tratamento na Fisioterapia Lisboa engloba as indicações acima. Faça uma avaliação com os nossos Fisioterapeutas.