Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:
Joelho Valgo ou Joelho em X
O Joelho é uma articulação extremamente complexa do ponto de vista biomecânico, que permite grande amplitude de movimento. Envolvendo esta articulação existe uma cápsula fibrosa que é formada por três ossos: fêmur côndilos femorais, patela e tíbia, a movimentação entre as extremidades ósseas é facilitada pela existência dos meniscos e discos fibro-cartilaginosos.
Tipos de Patologia
As Deformidades podem surgir a partir da ocorrência de alterações a nível muscular, da cartilagem, que podem provocar deformações ósseas da tíbia e do fémur, devido a alterações de postura ao longo da vida e obesidade.
Estas deformações são variadas e são conhecidas como:
- Genoflexo;
- Genovalgo;
- Genorecurvado;
- Genovago.
No entanto as mais comuns são o Valgo e o Varo.
No Joelho Valgo ou Joelho em X os joelhos juntam-se ficando pertos um do outro enquanto os pés se mantêm afastados e desviados para fora, isto acontece quando o indivíduo se encontra de pé, fazendo extensão dos membros inferiores. O valgo provoca alterações nos ossos dos membros inferiores afetando os pés que se tornam planos ou mais conhecido por pé “chato”, por deficiente distribuição do peso do corpo sobre o lado exterior.
O valgo é duas vezes mais comum entre as mulheres, em virtude de terem a anca mais larga e da menor quantidade e qualidade de massa muscular.
Estas alterações podem surgir na infância ou durante o crescimento até à idade adulta e caso não sejam corrigidas a tempo, podem surgir diversos problemas de saúde é o caso de artroses, de bursites e de tendinites, que provocam muita dor.
Tratamento
O tratamento deve consistir, sobretudo, no trabalho de correção postural (realizado pela RPG) e no fortalecimento muscular das estruturas envolvidas. O auxílio da Fisioterapia é muito importante para aliviar as dores características do desalinhamento dos joelhos e para diminuir a sobrecarga na região, procedimentos fisioterapêuticos ajudam a facilitar a lubrificação articular e reduzir a rigidez articular, além de outros benefícios importantes para a reabilitação do paciente. A Fisioterapia também deverá incluir alongamento da porção lateral dos vastos para diminuir a tensão provocada pelo estiramento da porção ligamentar medial.
Entre em contacto com a Fisioterapia Lisboa para uma avaliação. Temos Fisioterapeutas com larga experiência e competentes no tratamento desta patologia, podendo utilizar outros tipos de tratamento, como por exemplo o uso da Osteopatia (que é uma terapia manual) pode melhorar o seu alinhamento, eliminado contraturas musculares e desbloqueando articulações. E com a ajuda de aparelhos sofisticados e técnicas inovadoras, estarão prontos a ajudá-lo na sua recuperação.