Partilhar
Pré-Diagnóstico

Faça um pré-diagnóstico e identifique qual o seu ponto de dor:

Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
cabeça
coluna cervical
coluna dorsal
coluna lombar
cotovelo
cóccix
Ombro
tórax
anca
punho / mão
joelho
tornozelo / pé
Clique para rodar o boneco Fisioterapia Lisboa
Joelho

Bursite do Joelho

A Bursite é a inflamação da bolsa sinovial do joelho, que tem como principal função ajudar os tendões a terem mobilidade perto das superfícies ósseas.

 

O joelho

É constituído por várias articulações e bolsas sinoviais, sendo que a bolsa que tem uma maior tendência para inflamar e sofrer de Bursite é a do tendão correspondente à pata de ganso. A pata de ganso é formada pelos tendões dos músculos semi tendinoso, semi membranoso e costureiro, que se juntam num forte tendão que se insere na região anterior e interna.

 

Esta Bursite é habitualmente chamada de anserina.

 

Sinais e sintomas

Os principais sinais e sintomas são:

  • Dor local e específica, na região interna, principalmente em actividades funcionais como subir e descer escadas;
  • Hipersensibilidade na região interna;
  • Edema na região interna;
  • Calor/rubor na região interna.

Causas da Bursite

A Bursite pode ocorrer devido a lesões traumáticas (quedas), doenças degenerativas, infecções bacterianas da bolsa, obesidade ou pela prática de desportos de impacto em superfícies demasiado duras ou que envolvam muitos movimentos de flexão.

 

O papel da Fisioterapia na bursite

A Bursite sendo uma inflamação, deve ser tratada primeiramente com repouso das actividades que despertam a sintomatologia, crioterapia (aplicação de gelo local por 15 minutos, de 2 em 2 horas), elevar o membro inferior afectado e comprimir com o uso de ligadura ou meia elástica. 

 

Medicação anti-inflamatória oral ou injectável podem ser opções que auxiliem a diminuição da inflamação.

 

As sessões de Fisioterapia devem ser iniciadas o mais precocemente possível, para que o Fisioterapeuta actue no controlo do processo inflamatório e restabeleça a funcionalidade do joelho num curto período de tempo. 

 

Na Fisioterapia Lisboa, o Fisioterapeuta começa por realizar uma avaliação específica, que abrange entrevista e exame objectivo.

 

pós está avaliação inicial, o Fisioterapeuta e o paciente definem objectivos de tratamento comuns, sendo planeada a intervenção.

 

Na Fisioterapia Lisboa cada sessão de Fisioterapia tem a duração de aproximadamente 1 hora, num espaço exclusivo e acolhedor, com 100% disponibilidade por parte do Fisioterapeuta