Gelo ou calor?

Para o Topo

Quando fazer o gelo?

No momento a seguir à lesão

O objectivo da aplicação do gelo (crioterapia) neste caso será reduzir a inflamação em lesões recentes com menos de 3 dias. Irá ajudar a reduzir o edema, o rubor (vermelho) e a dor. Deve ser aplicado com uma protecção ou toalha para prevenir a queimadura pelo frio, durante 15 a 20 minutos no máximo. Pode ser aplicado várias vezes ao dia com intervalos de pelo menos 45 minutos entre aplicações. 

 

Quando há inflamação

Uma inflamação diminui com anti-inflamatórios, seja um ibuprofeno ou uma aspirina. Mas o gelo também é um excelente aliado neste processo reduzindo o edema, dor e o calor na zona lesionada. Se a inflamação continuar após uma semana de tratamento e repouso, deverá consultar o seu médico.

 

Após o exercício físico

Dependendo de vários factores e da zona de lesão, pode ser permitido continuar a fazer exercício (siga as instruções do seu médico ou fisioterapeuta). No entanto, é indicado aplicar o gelo depois da actividade física, devido ao aumento do fluxo sanguíneo que pode aumentar a inflamação. Não aplicar o gelo antes da actividade física. 

 

 

Quando usar o calor?

Lesão antiga (crónica)

O calor activa a circulação, promove o relaxamento muscular, facilita a mobilidade e flexibilidade. O gelo é aplicado no caso de uma lesão aguda, por sua vez, o calor deve ser usado numa lesão crónica  (com mais de 3 meses). À semelhança da crioterapia, também deve proteger a  pele do calor recorrendo a uma toalha e certificar-se de que a compressa não está demasiado quente.

 

Os músculos estão em tensão

O calor é indicado para reduzir a tensão muscular devido ao aumento da circulação e reabilitação dos tecidos. Tem efeitos relaxantes para os músculos que são muito solicitados nas actividades diárias ou que têm contracturas. Após o calor a massagem é ainda mais efectiva pois o calor vai aumentar circulação na zona, o que vai ajudar a eliminar o ácido láctico muscular.

 

Antes de fazer exercício físico

O calor ajuda a aquecer e activar os músculos antes de iniciar a actividade física, diminuindo a rigidez e tensão. No entanto, não deve ser aplicado após o exercício se sentir dor. Neste caso recorre-se ao gelo.

 

Contacte os nossos Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa para mais informações pois há excepções em que o gelo ou calor pode ser contra-indicado. Nestes casos, indicamos outras alternativas. Contacte-nos!

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49