Fortalecimento muscular manual

Para o Topo

A Fisioterapia tem uma área de intervenção importante que actua no fortalecimento muscular, especialmente quando há alguma fraqueza muscular, nomeadamente nos casos de imobilização de média ou longa duração após cirurgia, gesso, hospitalização, etc. Também tem a sua importância no reequilíbrio muscular para prevenção ou reabilitação de lesões, sejam elas desportivas, laborais ou traumáticas. 

 

Estudos indicam que em apenas dois dias de imobilização há uma perda de 50% a 70% de força muscular, e consequentemente uma grande atrofia. Desta forma, devemos não só fortalecer mas, antes desta etapa, estimular o músculo para depois ganhar força.

 

Numa fase pós-cirúrgica, os músculos podem apresentar uma atrofia significativa devido à própria cirurgia, repouso e sintomas álgicos. Nestes casos a Fisioterapia inicia com uma intervenção de fortalecimento muscular recorrendo a técnicas especiais de cinesioterapia, em que há a aplicação de várias técnicas específicas para ganho de força muscular, mas sempre com uma atenção excepcional, pois cada cirurgia tem a sua particularidade.

 

 

Intervenção do Fisioterapeuta no fortalecimento muscular manual

A intervenção do Fisioterapeuta passa não só pela orientação e ensino dos exercícios mas também pela aplicação de técnicas manuais para estimular e potenciar o fortalecimento. O fortalecimento muscular manual consiste numa dessas técnicas em que o paciente realiza a contração muscular mas o Fisioterapeuta aplica uma força externa. Ou seja, o paciente realiza o movimento mas este pode ser resistido por uma força contrária aplicada pelo profissional de saúde. Gradualmente, ao longo das sessões e à medida que o paciente vai progredindo, a resistência que o Fisioterapeuta aplica pode ir aumentando. 

 

Para além das técnicas manuais há muitas formas de exercício para aumento da força muscular. Todas envolvem o uso de resistência aumentada progressivamente.

 

Quando um músculo está bastante enfraquecido, o movimento apenas contra a gravidade é suficiente e o Fisioterapeuta pode assistir o movimento. Conforme a força muscular aumenta, a resistência é gradualmente aumentada pelo uso de fitas elásticas ou pesos. Deste modo, o tamanho (massa, volume) e a força do músculo aumentam, além do ganho de resistência.

 

Para o reequilíbrio muscular deve-se fortalecer o grupo muscular mais afectado para assim trabalhar em sinergia (em conjunto) com outros músculos que fazem os movimentos opostos, evitando um desequilíbrio a nível articular, e consequentemente uma lesão futura ou recidiva. Deste modo, o objectivo é promover o fortalecimento global depois do equilíbrio muscular.

 

Na Fisioterapia Lisboa pode encontrar Fisioterapeutas habilitados e experientes para aplicar as técnicas de fortalecimento muscular manual. Marque as suas sessões e comece a sua recuperação o quanto antes!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49