Dieta Ortomolecular

Para o Topo

A dieta ortomolecular é diferente da maior parte das dietas, pois visa equilibrar os níveis de elementos essenciais (vitaminas, minerais, aminoácidos, gorduras etc.) para o bom funcionamento do organismo, não restringindo totalmente certos certos grupos alimentares. 

 

Tanto a falta quanto o excesso e vitaminas e minerais podem causar problemas sérios para a saúde que vão muito além do excesso de peso. Se possuímos um excesso de certa vitamina ou mineral também pode prejudicar o funcionamento de certos órgãos. Estes, por sua vez, lesarão outros órgãos e assim por diante. Então, em vez de tratar cada órgão ou cada problema de forma individual, a dieta ortomolecular procura tratar a raiz do problema: os elementos essenciais para o funcionamento do corpo. Portanto, é importante realizar exames ao sangue e outros exames para saber o que tem em excesso, o que está em défice e o que o corpo precisa. Assim, o equilíbrio dos nutrientes é altamente individualizado e adaptado a cada indivíduo. Para além disso, com a dieta ortomolecular é possível perder 1 kg por semana de forma saudável. 

 

 

Alimentos da dieta ortomolecular

Alimentos permitidos

  • Alimentos não processados e sem químicos;
  • Proteína animal mais natural possível;
  • Apenas alimentos feitos com farinha integral são permitidos.

 

Alimentos Proibidos

  • Leite de vaca;
  • Manteiga e margarina;
  • Carne vermelha;
  • Produtos industrializados como sumos, sopas, caldo de carne, enlatados;
  • Adoçante (permitido apenas para diabéticos);
  • Álcool.

 

 

Vantagens e Desvantagens

Pode revelar-se uma dieta cara, pois produtos orgânicos são mais caros que os convencionais e mais difíceis de preparar no nosso dia-a-dia. Na confecção das refeições em família nem todos poderão seguir a mesma alimentação pois é uma dieta individualizada. 

 

No entanto, com este tipo de dieta a alimentação é o mais natural possível e promove o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. É uma dieta individualizada, consoante as necessidades do indivíduo e deve ser feita com acompanhamento de um profissional. 

 

Consulte os nossos profissionais da Fisioterapia Lisboa para mais informações!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49