Treino isométrico

Para o Topo

Quando pensamos em treino, imaginamos logo exercícios em movimento. Há muitas pessoas que não dão importância aos exercícios estáticos, que se denominam de exercícios isométricos.

 

 

Tipos de contracção muscular 

Existem três tipos de contracções musculares e são a contracção concêntrica, excêntrica e isométrica.

 

A contração muscular concêntrica acontece quando o comprimento muscular encurta, ou seja, as fibras aproximam-se enquanto o músculo contrai. A contracção muscular excêntrica acontece quando o músculo se mantém tenso enquanto está na fase de alongamento da fibra, ou seja, a voltar ao ponto inicial de um exercício.

 

Por fim, a contracção isométrica ocorre quando não há qualquer movimento na fibra, isto é, não encurta nem alonga, mantém a tensão muscular. Como exemplo de contracção isométrica há as pranchas ou o segurar um peso e mantê-lo sem movimento. 

 

O treino isométrico é um modo de treino que auxilia na reabilitação muscular e aumento de força. Pode ser adicionado ao treino que já realiza, incluído como exercício de força primária ou adicionado a um plano de treino dinâmico, contribuindo positivamente para os seus objectivos.

 

 

Exercícios isométricos

Os exercícios isométricos não devem ser executados isoladamente.

 

São mais eficazes quando se inserem num plano de treino que também possui exercícios aeróbios, exercícios Intervalados de alta intensidade, musculação, por exemplo. A combinação dos exercícios isométricos com os isotónicos (treino com contrações concêntricas e excêntricas) também possui excelentes resultados e é um método de treino utilizado por muitos Personal Trainers.

 

Os exercícios isométricos podem ser incluídos no plano de treino com o objectivo de prevenir a atrofia muscular ou como exercícios para reabilitação de lesões e em pacientes com limitações de mobilidade, uma vez que a prática destes exercícios auxilia no desenvolvimento motor.

 

Benefícios do treino isométrico

 

Os exercícios isométricos quando inseridos num plano de treino proporcionam vários benefícios a quem os pratica:

  • Melhoria do fortalecimento muscular;
  • Fortalecimento dos tecidos inactivos nos músculos isolados;
  • Melhoria da postura e alinhamento da coluna vertebral;
  • Auxilia na prevenção de lesões;
  • Podem ser inseridos num plano de reabilitação de lesões;
  • Melhoria da densidade óssea, e consequentemente fortalece os ossos e previne osteoporose;
  • Aumento da potência e a resistência muscular;
  • Activação da maioria das unidades motoras nos músculos;
  • Podem ser realizados em qualquer sítio e a qualquer momento;
  • Na grande maioria dos exercícios isométricos não há necessidade de equipamento, mas podem ser utilizadas caneleiras ou halteres;
  • Podem ser realizados por idosos porque promovem a manutenção da postura mesmo numa idade mais avançada.

 

CONTRA-INDICAÇÕES DO TREINO ISOMÉTRICO

Apesar do treino com exercícios isométricos ser uma boa opção para conciliar com os exercícios isotónicos, nem todas as pessoas os podem fazer. Além de crianças, idosos, sedentários e fumadores, os exercícios também não são recomendados para hipertensos.

 

Os hipertensos, por exemplo, não devem fazer treino isométrico porque este tipo de treino aumenta a resistência vascular periférica, o que faz com que ocorra um aumento da pressão sanguínea, que vai gerar uma sobrecarga na pressão no coração, o que pode ser muito perigoso. Assim, é muito importante não reter a respiração durante a execução de exercícios isométricos, e é essencial realizar uma respiração de forma correcta para não aumentar ainda mais a pressão arterial.

 

Também é recomendado ter atenção na execução de exercícios isométricos em pacientes com cardiopatias e com problemas vasculares, sendo assim preferível a sua realização com o acompanhamento de um Personal Trainer ou Fisioterapeuta, dependendo do objectivo do treino.

 

 

Treino isométrico em Pilates Clínico

O Pilates Clínico, geralmente, não trabalha apenas um músculo de forma isolada. Normalmente, o movimento acontece num segmento e, ao mesmo tempo, existe a contracção de outra cadeia muscular para estabilização daquela postura. Esse trabalho de estabilização é considerado uma isometria.

 

Neste método, o exercício isométrico permite promover a estabilização de articulações, para que não haja sobrecarga nas mesmas, e a manutenção da postura adequada, para a execução de um movimento fluido e harmonioso.

 

 

Faça treino isométrico em segurança

O treino isométrico é uma forma de realizar exercícios que vão ajudar a fortalecer os músculos e a tonifica-los, como é o exemplo do exercício da prancha.

 

Pode e deve ser incorporado nos planos de treino tradicionais como uma forma de desafio para um determinado grupo muscular, devido à grande activação muscular que solicita.

 

De assinalar que sem uma alimentação equilibrada, intensidade, paciência e dedicação constantes, os resultados podem ser mais demorados e pouco visíveis.

 

Os profissionais da Fisioterapia Lisboa recomendam que seja um treino acompanhado por um Personal Trainer ou Fisioterapeuta habilitado, para não ultrapassar os limites do seu corpo e adaptar o treino ao indivíduo e às suas necessidades.



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49