Benefícios do exercício físico

Para o Topo

A prática regular de exercício físico tem vários benefícios, entre eles a melhoria da circulação, a estimulação do sistema imunitário, promoção do emagrecimento, diminuição do risco de doenças cardiovasculares e ajuda na fixação do cálcio nos ossos. E mais… a actividade física também é excelente para estimular a memória uma vez que promove a circulação sanguínea no cérebro e as catecolaminas. Após um mês de prática de exercício físico regular, incluindo as caminhadas, corridas, saltar a corda, dança ou musculação vai sentir de certeza alguns destes benefícios. 

 

Os idosos também podem realizar exercício físico e há exercícios que o Fisioterapeuta pode indicar para cada indivíduo, consoante a sua condição. Para reduzir o impacto articular em pessoas com problemas nas articulações pode-se recorrer à hidroginástica ou hidroterapia. 

 

 

Um conjunto de benefícios da prática de exercício físico

Ao praticar exercício físico vai também melhorar a sua qualidade de vida e a disposição para realizar as actividades da vida diária (AVD) e, por isso, sugere-se que os indivíduos de qualquer idade pratiquem exercício. Os principais benefícios da prática de exercício físico enumeram-se:

  • Ajuda a emagrecer e a combater o excesso de peso;
  • Melhora a auto-estima e promove a sensação de bem-estar;
  • Diminui a ansiedade e quadros depressivos;
  • Melhora o desempenho escolar, no caso de crianças e adolescentes;
  • Diminui o stress, irritabilidade e o cansaço;
  • Melhora a disposição;
  • Promove o fortalecimento do sistema imunitário;
  • Melhora a força e resistência muscular à fadiga;
  • Fortalece os ossos e articulações;
  • Melhora a postura;
  • Diminui a dor;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • Melhora a aparência da pele.

Por promover todos estes benefícios, a prática regular de exercício físico é indicada para as pessoas de todas as idades. As crianças menores de 12 anos podem praticar desportos como a dança, futebol ou karaté, por exemplo, podendo realizar 2 ou 3 vezes por semana, pois é o mais indicado nesta faixa etária.

 

É muito importante que, antes de começar a praticar exercício, consulte o seu médico e realize exames para que seja verificado o estado geral de saúde e condição física. A partir daqui é definido o melhor tipo de exercício, a intensidade e a frequência. Além disso, é importante que numa fase inicial seja acompanhado por um profissional habilitado para diminuir o risco de lesões, como é o Fisioterapeuta ou Personal Trainer. Estes irão ajudá-lo e indicar também algumas dicas a nível da alimentação saudável e equilibrada mas o ideal é consultar um Nutricionista que fará um plano alimentar completo e adequado a si.  

 

 

Como começar?

Antes iniciar a prática de exercício físico é importante realizar uma avaliação médica para avaliar as articulações e função cardiovascular, especialmente se é uma pessoa sedentária que não costuma realizar actividade física. Assim, o médico verifica se há algum tipo de exercício que possa ser contra-indicado, qual a intensidade ideal e a necessidade da pessoa ser acompanhada pelo Personal Trainer ou Fisioterapeuta da Fisioterapia Lisboa. 

 

Em pessoas que não estão habituadas a praticar exercício físico, a fase inicial deve começar com exercícios mais leves, sem carga, podendo iniciar com uma caminhada. Idealmente os exercícios devem ser realizados 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar calmamente, começando com 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode ir aumentando a frequência para 3 ou 4 dias por semana, consoante a resistência de cada um e disponibilidadede tempo.

 

 

Quando é que o exercício físico é contra-indicado?

A prática de actividade física é recomendada para indivíduos de qualquer idade, no entanto hipertensos ou grávidas com pré-eclâmpsia, por exemplo, devem ser acompanhados por um profissional do exercício, como o Personal Trainer ou Fisioterapeuta, para evitar complicações. Aqui se verifica a importância de se realizar a avaliação médica antes de começar o seu plano de treino.

 

Os hipertensos, por exemplo, têm maior risco deter alterações nos batimentos cardíacos durante a actividade física intensa, tendo maior probabilidade de ocorrência de enfarte do miocárdio ou AVC. Na maioria das vezes os indivíduos hipertensos não necessitam obrigatoriamente de acompanhamento profissional durante os exercícios, mas precisam de estar conscientes para controlar diariamente a pressão arterial e evitar actividades muito intensas até que seja recomendado pelo médico, dando preferências a actividades mais leves a moderadas.

 

As grávidas com alterações da pressão arterial podem desenvolver pré-eclâmpsia, não sendo recomendada a prática de actividade física intensa, pois pode resultar em parto prematuro e sequelas para o recém-nascido. Desta forma, é importante que seja acompanhada pelo seu médico obstetra e realize exercícios conforme o que este indicar. 

 

Para além disto, durante a realização do exercício físico, é importante que fique atento a sintomas como:

  • Dor no peito;
  • Falta de ar anormal;
  • Tonturas;
  • Palpitações.

Aqui é recomendado parar a actividade e consultar o seu cardiologista.

 

Experimente os benefícios do exercício físico na Fisioterapia Lisboa, com a orientação dos nossos Personal Trainers / Fisioterapeutas e realize actividade física em segurança!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49