Treino para futebol

Para o Topo

O condicionamento físico no futebol é uma das áreas que mais evoluiu nos últimos tempos. Uma equipa que queira vencer uma competição importante precisa de ter jogadores fisicamente preparados. Ainda mais porque a dinâmica do futebol moderno, com acções intensas e diferenciadas, exige cada vez mais dos jogadores.

 

Para melhorar a sua performance física, os atletas, e especialmente os de futebol, devem realizar um treino personalizado com o Personal Trainer. Este tipo de treino tem como objectivo preparar fisicamente o atleta, melhorando o seu desempenho no desporto que pratica.

 

 

Como melhorar o desempenho do futebolista?

O desempenho do futebolista pode ser melhorado aumentando o seu potencial, através da melhoria da força, resistência e flexibilidade dos músculos em todos os ângulos articulares. Um treino personalizado com um PT melhora e previne os desequilíbrios musculares presentes no atleta (sobretudo nos grupos musculares dos membros inferiores no caso dos atletas de futebol) e é um meio essencial para diminuir a probabilidade de aparecimento de lesões. Tendo por base estes princípios, o treino para futebol é cada vez mais importante, sendo o reforço muscular no período competitivo e a manutenção da força no período de descanso aquilo que mais tem importância.

 

 

O que deve incluir o treino para futebol?

Um bom treino para futebol deve incluir exercícios de potência dos membros inferiores, como por exemplo o agachamento; salto para a caixa; lunges e as suas variações; exercícios pliométricos, flexão dos posteriores da coxa; extensão do glúteo, entre outros.

 

Muitos indivíduos procuram imitar movimentos desportivos no ginásio com pesos ou cargas adicionais na expectativa que desta forma se tornem mais fortes e mais rápidos nesses movimentos. Não parece que seja este o método mais adequado, pois ao transferir um movimento desportivo executado com uma bola medicinal para o mesmo movimento efectuado com a bola de jogo, é muitas das vezes negativo no padrão motor que permite por exemplo realizar a tarefa de remate. Claro que, se não houver força suficiente nos músculos, por muito treino técnico que se realize, dificilmente se conseguirá fazer deslocar a bola a grande distância ou grande velocidade.

 

Materiais que podem ser utilizados

Os materiais que podem ser utilizados para um treino de futebol podem incluir:

  • Cones;
  • Mini-cones;
  • Barreira de salto;
  • Escada de agilidade;
  • Rolos;
  • Bolas;
  • Elásticos;
  • Bosu; 
  • Delimitadores planos;
  • Aros;
  • Fitball;
  • Paraquedas de corrida;
  • Entre outros.

 

 

O que o Personal Trainer da Fisioterapia Lisboa aconselha

Deve ter em atenção alguns aspectos, especialmente no momento do treino para futebol em que há um aumento do esforço muscular, que dever ir aumentando gradualmente, iniciando com exercícios mais leves e por fim os mais intensos. 

 

Os exercícios que envolvem consideravelmente um grupo muscular não devem ser precedidos de outros na mesma intensidade.

 

Pois, se um músculo é muito solicitado e entra em fadiga, tem mais probabilidade de lesão. Outro ponto importante é que os exercícios técnicos/tácticos devem ser feitos antes do treino mais intenso porque a fadiga, normalmente, reduz a capacidade de aprendizagem.

 

Os treinos que possuam gestos explosivos ou rápidos não podem ser precedidos por exercícios de cargas pesadas pois os exercícios de resistência cansam os grupos musculares envolvidos nos gestos explosivos.

 

Convém que os treinos sejam sequenciais, ou seja, devem estar relacionados com o treino anterior e preceder o treino seguinte. Por isso, não é recomendado que se trabalhe na mesma intensidade e nas mesmas capacidades físicas durantes treinos seguidos.

 

O Personal Trainer da Fisioterapia Lisboa pode ajudá-lo

Com exercícios de força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação e flexibilidade, o nosso PT irá elaborar um plano de treino personalizado para o atleta atingir a melhor performance no desporto que pratica. Para além disso, o plano também inclui o desenvolvimento das capacidades motoras de precisão do movimento e a previsibilidade do ambiente. 

 

Também será trabalhada a vertente da corrida pois para jogar futebol é necessário correr de forma adequada. Isto será trabalhado ao nível da resistência aeróbica e anaeróbica, além da força e velocidade.

 

Na Fisioterapia Lisboa, o Personal Trainer planeia, orienta e motiva o atleta num treino para futebol de acordo com as características pessoais do atleta, a intensidade de treino, o histórico de lesões, o gesto técnico da modalidade e a posição do atleta em campo. Se não gosta de treinar sozinho, marque uma sessão com o Personal Trainer que será o eu companheiro de treino para além de o orientar e corrigir. Comece já e invista no seu futuro como atleta!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49