Treino em casa

Para o Topo

O treino em casa é uma modalidade cada vez mais procurada, já que a maioria das pessoas quer ficar em forma com o mínimo de esforço ou gasto económico e prevenir o contágio por Covid-19.

 

O treino em casa tem como vantagens não perder tempo em deslocações até ao ginásio; a flexibilidade de horários; não haver necessidade de investimento monetário; estará mais focado, com menos distracções, economizando tempo e não tem desculpa para não reservar alguns minutos do seu dia para a prática de actividade física.

 

Os treinos de alta intensidade  (HIIT) são os que estão mais na moda, já que são circuitos de exercícios com momentos de pausa muito curtos, que permitem trabalhar a força muscular e ao mesmo tempo a componente aeróbia (ganhar músculo e queimar gordura em simultâneo).

 

Como podemos ver, não é preciso ir a um ginásio para diminuir a flacidez e tonificar os músculos. Na verdade, pode até nem ser necessário equipamento. Pode recorrer a treinos simples com o peso corporal para queimar gordura, tonificar todos os músculos e melhorar sua forma física.

 

 

Porquê Treinar em casa?

 

Vantagens do treino em casa

O treino em casa é vantajoso especialmente por três motivos:

  1. Trabalha vários grupos musculares, o que o torna um programa completo;
  2. Por ser de alta intensidade, faz com que os batimentos cardíacos acelerem;
  3. Queima calorias, o que leva ao emagrecimento.

 

 

Exemplo de treino em casa

Para realizar este exemplo de treino em casa execute este exercício como um circuito, completando o número prescrito de repetições de cada exercício sem descansar. Depois de fazer uma série de cada exercício, descanse durante dois minutos e repita o circuito inteiro mais uma ou duas vezes.

 

O Personal Trainer da Fisioterapia Lisboa indica um exemplo de treino que pode realizar em casa ou em qualquer outro local:

  • 20 agachamentos;
  • 10 flexões;
  • 20 lunges;
  • 10 remadas;
  • 15 segundos de prancha;
  • 30 jumping-jacks.

 

 

Evite lesões e proteja-se

Praticar uma actividade física sozinho, sem acompanhamento de um Personal Trainer ou Fisioterapeuta, exige cuidados para prevenir dores e lesões, especialmente para quem é sedentário ou quem está a iniciar-se nos treinos.

 

Siga alguns conselhos dos profissionais da Fisioterapia Lisboa:

  • Escolha um local apropriado - ter uma boa área de treino é importante para a sua segurança e conforto durante o exercício, para além de ajudar ao nível da motivação. O local também convém ser bem iluminado e arejado;
  • Vista roupa de treino - usar roupa própria para praticar o treino em casa é importante pois este tipo de roupa facilita a evaporação do suor e ajuda no controlo da temperatura corporal. A roupa de treino é mais leve e não gera tanto atrito com a pele;
  • Organize o espaço - retire obstáculos e móveis perigosos que estiverem por perto, para não se lesionar;
  • Use material de treino adequado - use os acessórios somente para o que eles foram desenvolvidos, conforme as instruções do fabricante;
  • Aqueça bem antes dos treinos – antes de iniciar o treino em casa faça 5 a 10 minutos de movimentos dinâmicos com baixa intensidade, como corrida no mesmo sítio, jumping-jacks ou skipping (correr no lugar erguendo os joelhos acima da linha da anca). O objectivo desses exercícios é acelerar o metabolismo, aumentar a frequência cardíaca, o transporte e o consumo de oxigénio e outras substâncias importantes, aumentar a velocidade de condução nervosa e a contracção muscular. Assim, irá preparar o sistema cardiovascular, músculos e articulações para o esforço mais intenso do treino, reduzindo o risco de fadiga precoce ou de lesões;
  • Tenha atenção à postura – no treino em casa, como não tem acompanhamento e orientação profissional, é muito importante que o praticante tenha atenção à postura e execução dos movimentos durante o treino. Para isso, prefira fazer exercícios que conheça e que saiba fazê-los efectivamente. Pode utilizar um espelho para maior noção da postura ou treinar com um amigo, e assim podem corrigir-se mutuamente. Se durante ou após o treino sentir algum desconforto que note que não é normal, interrompa a actividade durante alguns dias e se os sintomas não passarem consulte o seu médico.

 

 

Melhor do que treinar em casa sozinho, é treinar em casa com um profissional habilitado!

Recomenda-se que antes de iniciar qualquer tipo de actividade física, seja acompanhado ou sozinho, que consulte o seu médico, especialmente se for uma pessoa sedentária ou iniciante.

 

Para a elaboração de um plano de exercícios personalizado e específico para si e que vá de encontro aos seus objectivos, com um acompanhamento individual e constante de um Personal Trainer especializado, contacte a Fisioterapia Lisboa!

 

O nosso Personal Trainer desloca-se ao domicílio ou outro local que mais lhe convier como o local de trabalho ou ao ar livre!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49