Alongamentos estáticos

Para o Topo

Alongamentos estáticos são exercícios em que os músculos ficam na mesma posição durante alguns segundos. Os alongamentos estáticos são os que primeiro surgem no nosso pensamento quando se fala em alongamentos apenas, uma vez que os alongamentos dinâmicos são realizados com o músculo em movimento.

 

 

Como são efectuados os Alongamentos Estáticos

Para realizar este tipo de exercício de alongamento, é preciso alongar os músculos conforme tolerado e a posição é mantida por um determinado período de tempo. O tempo que o alongamento é realizado é determinado pela sua idade, condições pré-existentes, nível de actividade e lesões. No entanto, quando não há experiência em efectuar alongamentos, deverá recorrer a um fisioterapeuta numa fase inicial, podendo posteriormente executá-los autonomamente.

 

 

Benefícios dos Alongamentos Estáticos

Os principais benefícios dos Alongamentos Estáticos são:

  • Maneira segura de alongar tecidos moles;
  • Melhoria da flexibilidade e amplitude articular;
  • Ajudam no relaxamento corporal;
  • Podem aliviar as dores musculares.

 

 

Quando se devem efectuar os Alongamentos

A frequência da realização de alongamentos, varia consoante a condição física e objectivos de cada um. No caso dos atletas de alta competição, devem realizar um programa de alongamentos diário, cerca de três vezes ao dia.

 

No entanto, para qualquer pessoa que queira aumentar a sua flexibilidade e mobilidade, aconselha-se a realizá-los pelo menos 3 a 4 vezes por semana, podendo aumentar consoante as melhorias na sua execução.

 

Os alongamentos estáticos devem ser sempre realizados depois de um treino, da realização de um desporto ou até depois de uma caminhada longa, uma vez que são importantes para evitar as dores musculares, fazendo com que os músculos se alonguem e não fiquem contraídos e tensos.

 

No caso dos alongamentos dinâmicos, devem ser realizados antes do evento ou prova desportiva, com o objectivo de aquecer o corpo e prepará-lo para o movimento.

 

 

Fisioterapia

Para o caso de não ter prática na realização de alongamentos, aconselhamos a ter uma sessão com um Fisioterapeuta ou Personal Trainer, para que possa aprender a forma adequada, evitando lesões. Com a ajuda de um profissional especializado, os alongamentos podem ser adaptados à sua condição clínica, lesões e dores, consistindo num plano de treino personalizado.

 

Caso queira realizar um treino acompanhado por um Fisioterapeuta ou Personal Trainer, seja na clínica, no seu domicílio ou no exterior, contacte a Fisioterapia Lisboa para mais informações.

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49