Como acelerar o metabolismo?

Para o Topo

O que fazer para acelerar o metabolismo?

É possível acelerar o metabolismo e queimar calorias com mais eficiência, modificando alguns hábitos alimentares e praticando actividade física. 

 

Os profissionais de saúde da Fisioterapia Lisboa indicam algumas dicas para acelerar o metabolismo: 

 

Aumentar a ingestão de proteínas

A digestão de proteína costuma aumentar a taxa metabólica de 15 a 30% para além de ajudar na saciedade, evitando o consumo de alimentos em excesso, e evita a perda de massa muscular. 

 

Beber mais água

Quem ingere água em vez de bebidas açucaradas ou refrigerantes, perde mais facilmente peso. Isto acontece porque a água não contém calorias, traz sensação de saciedade e aumenta em 10 a 30% o metabolismo de repouso. 

 

Fazer exercício físico de alta intensidade

Este tipo de treino envolve exercícios de explosão actividade física intensa intercalada com momentos de repouso. Potencia a degradação da gordura e aumenta a taxa metabólica mesmo após o treino. 

 

Fazer exercícios com carga

Fazer actividade física com pesos que levem o músculo a contrair mais, vai prevenir a queda do metabolismo pois ter mais massa muscular representa um maior número de calorias queimadas para a construção muscular. 

 

Movimentar-se e ser activo

Uma vida sedentária é nociva para a saúde. Se ficar sentado por longos períodos de tempo irá queimar menos calorias. Os movimentos do nosso corpo auxiliam a acelerar o metabolismo e activam a circulação. Durante seu dia-a-dia, se possui um trabalho em que está sentado durante longos períodos, tente alternar com a posição de pé. 

 

Beber chá verde ou café

Estas bebidas aumentam a taxa metabólica em 3-11% e auxiliam a queima de gordura corporal em 10 a 17% para além de possuir muito poucas calorias e deve-se beber sem açúcar. 

 

Dormir bem

O metabolismo sofre efeitos negativos quando há privação do sono. Uma noite bem dormida tem vários benefícios para a sua saúde.

 

Tomar o pequeno-almoço

Certifique-se de que não salta esta refeição.  Um pequeno almoço rico em nutrientes como aveia, amêndoas, frutas, ovos e queijo desperta o metabolismo e adiciona energia para que o organismo comece a funcionar bem.

 

Não passar fome

A restrição de calorias provoca uma diminuição na sua taxa metabólica, ou seja, reduz o número de calorias queimadas.

 

Pequenas mudanças de estilo de vida podem contribuir para uma taxa metabólica mais alta. E, consequentemente, contribuirá para a perda de peso, ao mesmo tempo que promove mais energia. Fale com os nossos Fisioterapeutas, Personal Trainer e Nutricionista para realizar um plano de exercícios adequado para si!

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49