Treino em Actividades de Vida Diária

Para o Topo

As actividades de vida diária (AVD) incluem as actividades de rotina do nosso quotidiano.

 

Para o treino em AVD´s o paciente irá aprender estratégias práticas para realização das seguintes actividades de autocuidado, no âmbito da Fisioterapia e mais especificamente no âmbito da Terapia Ocupacional:

  • Cuidados pessoais;
  • Higiene;
  • Alimentação;
  • Vestuário;
  • Cozinhar;
  • Utilização de serviços e transportes;
  • Realização de compras;
  • Desempenho em actividades de lazer.  

O autocuidado é definido como uma actividade executada pelo próprio paciente: tratar do que é necessário para se manter bem e lidar com as necessidades individuais básicas e íntimas e as AVD.

 

As AVD são as actividades ou tarefas comuns que as pessoas desempenham de forma autónoma e rotineira no seu dia-a-dia.

 

Podem ser distribuídas em dois grupos: as actividades básicas de vida diária (ABVD) ou de cuidado pessoal e as actividades instrumentais de vida diária (AIVD) ou actividades domésticas e comunitárias. Assim, as AVD que referem-se à capacidade que a pessoa tem para gerir o ambiente onde vive e inclui as seguintes actividades ou tarefas, como preparar refeições, fazer tarefas domésticas, lavar roupa, gerir dinheiro, usar o telefone, tomar os medicamentos, fazer compras e utilizar os meios de transporte. 

  • ABVD:  incluem alimentação, vestir, tomar banho, cuidar-se, ir à casa de banho e fazer mudanças de posição (deitar, levantar, sentar…);
  • AIVD: requer uma função cognitiva mais complexa do que ABVD. AIVDs incluem a preparação de refeições, comunicação por telefone, escrever ou usar o computador, gerenciar finanças e esquemas dos medicamentos, limpar, lavar roupa, comprar comida e outras tarefas, deslocar-se a pé ou em transporte público e conduzir. Conduzir é particularmente complexo e requer integração de tarefas visuais, físicas e cognitivas.

 

O que os exercícios trazem de positivo para as AVD

Os exercícios para as AVD trazem um contributo positivo para as principais áreas (Vestir, Comer e Autocuidado) e há alguns requisitos para a sua realização.  O treino para a realização destas actividades, será elaborado dependendo da alteração ou ausência de um ou mais requisitos.

 

Contributo e requisitos para as AVD de Vestuário

O treino de actividades para promoção de vestir, despir, calçar, proporciona bem-estar, segurança, autoconfiança e autoestima.

 

Exige coordenação, equilíbrio, motricidade fina e força muscular moderada. 

 

Contributo e requisitos para as AVD de Alimentação

O treino de actividades para promoção de se alimentar, proporciona bem-estar, prazer, autoconfiança e autoestima. Exige dentição em bom estado, boa musculatura da boca e mãos, coordenação, motricidade fina, capacidade cognitiva e comportamental moderada.

 

Contributo e requisitos para as AVD Banho e Higiene

O treino de actividades para promoção de tomar banho, realizar a higiene e de se cuidar, proporciona boa saúde física e emocional, autoconfiança, relaxamento e boa aparência. Exige um ambiente adequado, equilíbrio moderado, força muscular moderada e moderação sensorial. 

 

A intervenção do Fisioterapeuta nas AVD

O Fisioterapeuta avalia, elabora um plano de tratamento, implementa-o e acompanha o paciente na sua execução, no âmbito da intervenção em Fisioterapia. O plano de tratamento é baseado nos problemas reais e potenciais da pessoa. O conhecimento e experiência de que o Fisioterapeuta é possuidor permitem-lhe tomar decisões relativas à promoção da saúde, prevenção de complicações, tratamento e reabilitação maximizando o potencial do paciente.

 

Um dos principais objectivos a atingir será dar autonomia ao paciente para alcançar um elevado nível de funcionalidade no que diz respeito às funções do corpo e à actividade e participação.

 

Para incluir no plano de tratamento este tipo de treino em AVD´s, apesar das alterações ou adaptações que possivelmente serão necessárias, o Fisioterapeuta utiliza várias estratégias e exercícios terapêuticos.  Estas acções contribuirão para o máximo de independência e/ou autonomia mesmo diante de inúmeros desafios. 

 

O Fisioterapeuta intervém de uma forma mais ampla no treino das AVD relativamente a nível do fortalecimento muscular, ganho de amplitudes articulares, treino de marcha, equilíbrio e coordenação, requisitos importantes para conseguir realizar as actividades sozinho e de forma autónoma. No entanto, é o Terapeuta Ocupacional especialista em treino de AVD mais específicas. 

 

O Terapeuta Ocupacional, no âmbito de sua actuação, é responsável monitorizar o treino das funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho de AVD para as áreas afectadas no desempenho ocupacional, motor, sensorial, percepto-cognitivo, mental, emocional, comportamental, funcional, cultural, social e económico dos pacientes

 

Está comprovado que o treino de AVD com pacientes neurológicos pode melhorar o seu desempenho, para além de reduzir os riscos de deterioração dessas capacidades.

 

O treino de AVD possibilita a aprendizagem para desempenhar as actividades da forma mais adequada e independente possível. A facilitação da independência poderá ocorrer de duas formas básicas: 

  • Tratamento restaurador, que tem como objectivo recuperar habilidades perdidas com a lesão e que são necessárias no desempenho de uma função;
  • Tratamento compensatório/adaptativo com adaptações da actividade, utilizando equipamentos que facilitam a actividade ou mesmo alterações do meio físico quando não é possível o tratamento restaurador. 

Comece já a treinar as AVD na Fisioterapia Lisboa e ganhe autonomia!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49