Artrose

Para o Topo

A Artrose, também designada de Osteoartrose, é uma doença da área da reumatologia em que acontece degeneração articular progressiva e gradual. É caracterizada por alterações degenerativas da cartilagem articular e do osso que está imediatamente por baixo.

 

Os factores de risco da artrose constituem várias componentes, sendo as mais frequentes o trauma, sobrecarga da articulação, actividade física de alto impacto, hereditariedade, obesidade, hipermobilidade, osteoporose, gota, diabetes, distúrbios hormonais, entre outros.

 

A sua prevalência é no género masculino em 9,6% e no género feminino em 18%, após os 45 anos. As articulações mais afectadas em ambos os casos são:

  • Articulações dos dedos (inter-falângicas distais);
  • Articulação do dedo maior do pé (metatarso-falângica);
  • Joelho;
  • Articulação do polegar (carpo-metacárpica);
  • Articulações dos dedos (inter-falângicas aproximais);
  • Anca. 

 

Classificação

A artrose pode ser classificada de duas formas:

  1. Primária ou idiopática: é o mais frequente e atinge mais do que uma articulação. Afecta principalmente idosos devido ao desgaste da cartilagem ou envelhecimento natural;
  2. Secundária: derivada de alguma patologia ou traumatismo anterior. Costuma acometer apenas uma articulação e pode surgir em adultos, crianças e idosos. 

 

Sinais e sintomas

Como sinais, na avaliação em fisioterapia, podem-se identificar pontos dolorosos em torno da articulação afectada, edema (inchaço), crepitação (estalos), sinais inflamatórios (inclui edema, calor, rubor, dor), limitação do movimento devido a dor, rigidez e instabilidade articular. 

 

Os sintomas referidos pelos pacientes são dor, rigidez articular, limitação ao movimento, sensação de instabilidade, falta de força e insegurança, limitação da função da articulação.

 

Tratamento

A artrose é uma doença degenerativa e não tem cura. No entanto, o tratamento tem como objectivo aliviar os sintomas referidos pelo paciente e limitar a evolução do quadro clínico para promover uma melhoria da qualidade de vida.  

 

O tratamento em Fisioterapia pode incluir termoterapia, crioterapia, hidroterapia, terapia miofascial, relaxamento muscular, fortalecimento muscular e prática de exercício físico adequado. 

 

Quando o tratamento em Fisioterapia para a artrose não é eficaz e os sintomas tornam-se muito intensos, o médico assistente pode indicar para cirurgia. Das opções mais frequentes temos a artroscopia com a reparação de tecidos moles e capsulares e a artroplastia com a substituição total ou parcial da articulação. Para além disso, a fisioterapia no pós-operatório é imprescindível. 

 

Os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa podem ajudá-lo na Artrose, melhorando assim a sua qualidade de vida!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49