Lesão e tratamento do LCA

Para o Topo

A Fisioterapia tem um papel importante a nível da lesão e tratamento do LCA (ligamento cruzado anterior), tanto em indivíduos que não precisam de se submeter a cirurgia, como em indivíduos que necessitam de reabilitação na fase pós-operatória. 
Mecanismo da lesão

 

O LCA é uma estrutura muito importante na articulação do joelho e que tem como principal função a estabilidade desta articulação.

 

Quando há lesão do LCA, existe limitação na execução de certos gestos desportivos em atletas de algumas modalidades, especialmente em actividades que requerem movimentos repentinos de mudanças de direcção (futebol, basquetebol, andebol, entre outros). 

 

Uma vez que uma lesão de ruptura de ligamentos causa instabilidade articular, também pode originar outras lesões ao nível do joelho acometido, tais como as lesões de menisco e da cartilagem. 

 

A ruptura do LCA costuma ocorre após um traumatismo com torção do joelho. O mecanismo lesional mais comum acontece quando o atleta roda o seu corpo mas o pé permanece fixo no chão. Este é um movimento muito comum durante a prática desportiva, podendo atingir tanto os atletas profissionais como os atletas que apenas costumam jogar por lazer com os amigos. 

 

Assim que ocorre a lesão, o atleta sente uma dor aguda no joelho e logo nas primeiras horas após lesão, normalmente, ocorre edema (inchaço).

 

 

Tratamento em Fisioterapia

 

Tratamento convencional de fisioterapia

O tratamento da lesão do LCA pode iniciar-se com o tratamento convencional de fisioterapia. No entanto, grande parte das lesões do LCA são indicadas para cirurgia de reconstrução do ligamento, especialmente se for um paciente jovem, atleta ou um indivíduo que realiza actividades físicas que solicitem a estabilidade do joelho. Uma vez que nestes indivíduos o risco de lesão é mais elevado, opta-se por cirurgia com o objectivo de, após a reabilitação adequada, retornar ao desporto de forma segura. 

 

Tratamento cirúrgico

A cirurgia evoluiu bastante nos últimos anos, com técnicas diferentes, cada uma com as suas vantagens e desvantagens. A técnica a escolher depende da preferência do cirurgião e avaliação individualizada de cada paciente.  A cirurgia tem a função de reconstruir o ligamento a partir de um enxerto de tendão (os mais comuns para substituição do LCA são os tendões dos músculos ísquio-tibiais ou o tendão rotuliano do próprio paciente). 

 

Após a cirurgia, a reabilitação pós-operatória em Fisioterapia é de elevada importância e fundamental para a recuperação total do atleta. Com o seguimento de um Fisioterapeuta devidamente credenciado, o paciente vai recuperar os movimentos do joelho, força muscular, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e confiança para retornar à prática desportiva. Esta fase de reabilitação tem uma duração de 6 meses no mínimo. É possível até que a reabilitação se prolongue ainda por mais três meses caso se verifique que seja necessário até ao retorno total à actividade física. Embora, possa realizar actividades físicas condicionado e com supervisão do Fisioterapeuta. 

 

Na Fisioterapia Lisboa temos Fisioterapeutas experientes na lesão e tratamento do LCA. Retorne à sua modalidade desportiva connosco!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49