Curso de Fisioterapia em Portugal

Para o Topo

O curso de licenciatura em Fisioterapia concilia a aprendizagem teórica e teórico-prática com uma forte componente prática. Os conteúdos são sempre atualizado se adequados às instâncias recentes de uma Fisioterapia contemporânea, com base na evidência e padrões de prática.

 

Um plano de estudos atualizado é composto por unidades curriculares que promovem uma abordagem dinâmica e científica do movimento humano, importantes para diferenciar a avaliação/intervenção do fisioterapeuta, numa perspetiva bio-psico-social.

 

Grande parte do tempo despendido nas unidades curriculares pertence à área específica de intervenção da Fisioterapia, com aulas práticas em contexto clínico, aulas estas de extrema importância para a aprendizagem das aptidões imprescindíveis de um Fisioterapeuta. Esta prática em contexto clínico pode ser realizada em clínicas da faculdade ou com acordos com a faculdade, observando e tratando pacientes reais, logo desde o segundo ano do curso.

 

No ano seguinte, já o aluno pode realizar a sua aprendizagem em ambiente hospitalar, possibilitando o contacto com casos mais desafiantes e em fase aguda, num contacto na primeira fase da reabilitação. No quarto e último ano da licenciatura, são realizados estágios curriculares em hospitais, clínicas, lares… com supervisão de Fisioterapeutas orientadores que providenciam uma aprendizagem consistente e segura. 

 

Um plano de aprendizagem com contacto precoce com a rotina real do Fisioterapeuta vai estimular e desenvolver o espírito crítico e raciocínio clínico, facilitando a obtenção de habilitações fundamentais para a futura prática profissional. 

 

 

Fisioterapia e os Fisioterapeutas

A Fisioterapia é uma ciência que tem o seu foco no estudo do movimento humano em todas as suas formas de manifestação e faculdades, desde o movimento normal ao patológico. A intervenção da Fisioterapia tem como objetivo a preservação, manutenção, desenvolvimento e restauração da funcionalidade.

 

O Fisioterapeuta tem a capacidade de analisar e avaliar o movimento e a postura, tem conhecimentos que utiliza para promoção da saúde bem como na prevenção ou melhoria da deficiência e incapacidade.

 

Sabendo utilizar as técnicas e métodos de tratamento específicos, adaptados à doença e condição do paciente, é um profissional de saúde que auxilia os pacientes a atingir a máxima funcionalidade e a melhorar a sua qualidade de vida.

 

O Fisioterapeuta já tem autonomia para trabalhar individualmente ou numa equipa multidisciplinar constituída por Médico Fisiatra, Terapeuta Ocupacional, Terapeuta da Fala, Enfermeiro, Psicólogo, entre outros profissionais de saúde. 
A profissão de Fisioterapeuta tem elevada notoriedade, com muito emprego disponível, tanto em Portugal como no estrangeiro.

 

Onde o Fisioterapeuta pode trabalhar

Após a conclusão do curso de Fisioterapia, o Fisioterapeuta pode trabalhar em centros de prestação de cuidados de saúde, públicos e privados como os hospitais, centros de saúde, gabinetes de Fisioterapia, centros de reabilitação e departamentos de saúde ocupacional.

 

Para além disso, também pode intervir em lares de idosos ou centros de dia, escolas de ensino especial, clubes desportivos de várias modalidades, instituições de ensino como professor/orientador, estâncias termais, cuidados de saúde e tratamentos ao domicílio. 

 

Áreas de especialização mais frequentes

O Fisioterapeuta pode especializar-se numa área, se assim o entender, logo após a conclusão do curso ou anos depois. As áreas mais frequentes de especialização são:

Em adição, o Fisioterapeuta pode continuar a progressão dos estudos, realizando, por exemplo, pós-graduações/especializações, mestrado, doutoramento ou formações nas diferentes áreas da Fisioterapia. Também poderá encaminhar-se pela investigação ou ensino.

 

Objetivos a atingir no final do curso de Fisioterapia em Portugal

Após terminar o curso, o Fisioterapeuta tem autonomia para:

  • Avaliar e tratar problemas ou alterações do foro músculo-esquelético, cardiorrespiratório e neuromuscular; 
  • Intervir em casos de incapacidade, deficiência e inadaptação; 
  • Tratar o paciente tendo em conta o contexto bio-psico-social;
  • Elaborar um plano de tratamento e executá-lo recorrendo a recursos como o exercício terapêutico, técnicas específicas de reeducação da postura e do movimento, terapia manual, eletroterapia e hidroterapia.
  • Reavaliar a sua intervenção e adaptá-la diante dos resultados obtidos;
  • Ser elemento integrante de uma equipa multidisciplinar; 
  • Desenvolver obras de sensibilização, de esclarecimento e/ou de aconselhamento para os pacientes e familiares, outros técnicos de saúde ou de educação e comunidade em geral;
  • Aplicar as normas de higiene e segurança inerentes à sua atividade profissional;
  • Colaborar na gestão dos serviços em que venha a ser integrado.
  • Colaborar na formação de pessoal de saúde;
  • Desenvolver estudos ou participar em programas de investigação;

 

Na Fisioterapia Lisboa temos profissionais de saúde com o curso superior de Fisioterapia. A sua saúde estará nas mãos de Fisioterapeutas experientes e habilitados!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49