Fisioterapia ou Pilates

Para o Topo

Quando há indicação para realizar Fisioterapia, poderá fazê-lo na nossa clínica ou ao domicílio, podendo englobar recursos que vão inibir a dor e acelerar o processo inflamatório como os equipamentos de electroterapia (TENS, ultra-som, etc.), tratamento com termoterapia (calor húmido ou gelo) ou terapia manual (massagem terapêutica, libertação miofascial, manipulação, entre outros). 

 

Para além do recurso a máquinas, termoterapia e técnicas manuais, também recorre à terapia pelo movimento com exercícios de fortalecimento e alongamento, direccionados para o músculo ou grupo muscular que se encontra debilitado, de forma a eliminar tensão e encurtamentos, para promover a máxima funcionalidade e derrotar a dor. Para além disso, o Fisioterapeuta também pode recorrer a outras técnicas com formação específica como RPG, osteopatia, hidroterapia. 

 

Para se ser Fisioterapeuta é necessário realizar o curso superior que confere o grau de Licenciado em Fisioterapia e possuir cédula profissional

 

 

Pilates 

O Pilates é um método que tem várias finalidades que passam pela reabilitação, tratamento, condicionamento físico, tonificação… podendo ser realizado por indivíduos saudáveis, atletas ou indivíduos com patologias. Para estes, e no âmbito da Fisioterapia, tratamento de lesões e prevenção de dores, recorre-se ao método adaptado de Pilates Clínico

 

As bases deste método englobam alguns princípios, focando-se muito no movimento fluido com o correcto alinhamento corporal, centro activo e coordenação coma respiração. 

 

A activação do centro, podendo denominar-se de centro da estabilidade (incluído pelo abdominal transverso, multífidos, pavimento pélvico e diafragma), ajuda na estabilização da coluna para que os movimentos sejam feitos da forma mais eficiente possível e para diminuir a probabilidade de lesão. 

 

Com este método podemos desenvolver o fortalecimento muscular, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e melhoria do padrão de movimento. A analgesia da dor é conseguida através da mobilidade e flexibilidade, em conjunto com os exercícios de fortalecimento direccionados para os músculos da zona a tratar mas mantendo o alinhamento corporal e activação do centro.

 

Para ser instrutor de Pilates Clínico, é necessária uma formação complementar, também consolidada com certificado. Terá de ter a formação de base em Fisioterapia ou em Educação Física

 

 

Conclusão

Existem diferenças entre o método de pilates e a área da fisioterapia, no entanto, possuem alguns pontos e objectivos em comum.

 

Cada intervenção, apesar das suas diferenças, ao mesmo tempo, com intenções muito semelhantes, podem ser complemento uma da outra.

 

Método de Pilates

A Fisioterapia pode incluir no plano de tratamento o método de Pilates para uma recuperação mais rápida e eficiente. Apesar da Fisioterapia se focar mais nas patologias e nas lesões, com o método de pilates poderemos também trabalhar o alinhamento geral, o que ajuda bastante na correcção postural, tratamento e prevenção de dores.

 

Desta forma, as articulações terão mais mobilidade, irá promover-se o equilíbrio e coordenação, recorrendo é terapia pelo movimento cada vez mais eficiente, funcional e fluido. Por isso, os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa podem utilizar estas duas intervenções em conjunto

 

Pode iniciar com os tratamentos de Fisioterapia como tratamento mais específico para diminuição de dores e tensões e de seguida ir inserindo os exercícios de Pilates Clínico para manter a flexibilidade e fluidez dos movimentos a longo prazo, bem como prevenir recidiva. 

As nossas sessões de Pilates Clínico são individuais e leccionadas por Fisioterapeutas com formação específica na área. É realizada uma primeira sessão com um momento de avaliação subjectiva e objectiva para que o plano de exercícios seja personalizado e adaptado consoante as necessidades e condição física de cada indivíduo. 

 

Para além disso, é necessário, nesta primeira sessão, ensinar os princípios do método para que nas sessões seguintes seja realizado da forma mais alinhada e efectiva. Em todas as sessões, registamos a evolução de cada paciente para planear as próximas sessões

 

Este método pode ser utilizado para vários casos, adaptando a cada um. Desde atletas que pretendem corrigir o gesto desportivo, melhorar a performance e prevenir lesões, passando por idosos que pretendem manter a mobilidade, crianças que necessitam de correcção postural, pós-cirúrgicos de coluna e reabilitação de lesões/patologias na área da músculo-esquelética ou neuromuscular. 

 

Marque a sua avaliação na Fisioterapia Lisboa e siga os conselhos do seu Fisioterapeuta. Movimente-se de forma segura!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49