Medicina Física e Reabilitação MFR

Para o Topo

A Medicina Física e Reabilitação é uma especialidade médica que intervém na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias patologias do sistema músculo-esquelético (músculos, tendões, ossos e ligamentos), nervoso, cardiorrespiratório e vascular.

 

Esta especialidade actua na promoção e reabilitação da funcionalidade, com o grande objectivo de melhorar ao máximo a qualidade de vida.

 

Pode intervir junto dos indivíduos de todas as idades, desde bebés, crianças, adultos e idosos para reabilitar as mais variadas doenças incapacitantes e morbilidades a vários níveis do corpo humano. 

 

Entre as áreas de intervenção já indicadas no primeiro parágrafo, também pode auxiliar na reabilitação oncológica, reabilitação do pavimento pélvico, reabilitação de amputados, reabilitação desportiva e reabilitação dermato-funcional. 

 

A equipa de Medicina Física e Reabilitação engloba Fisiatras, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala, que asseguram o tratamento diário aos pacientes com diferentes patologias médicas e cirúrgicas.

 

 

História

A Medicina Física e Reabilitação é uma especialidade da Medicina com poucos anos de antiguidade, porém, com uma história longa.

 

A Fisiatria moderna surgiu principalmente após a Segunda Guerra Mundial, devido ao grande número de soldados que voltavam das batalhas com sequelas, amputações e outras lesões físicas graves. Até essa altura não havia uma especialidade médica para cuidar desses pacientes. 

 

Em Portugal, no ano de 1956, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dr. José Guilherme de Mello e Castro, decidiu dar início à construção de um Centro de Reabilitação. A construção deste centro auxiliou desde logo no tratamento de muitos pacientes com alterações motoras, que tinham como finalidade o desenvolvimento das suas capacidades, funcionalidade e qualidade de vida para integração na sociedade e realização das suas AVD’s.

 

Para além da intervenção na reabilitação de indivíduos com incapacidade motora, este centro também teria como finalidade formar profissionais de saúde especializados em Portugal. Foi inaugurado no dia 2 de Julho de 1966, sendo designado por Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA). 

 

À data da sua criação, o CMRA foi, desde logo, reconhecido como uma das melhores instituições na área da Medicina Física de Reabilitação no mundo, mantendo a sua assinatura de Excelência em reabilitação, até aos dias de hoje.

 

Médico Fisiatra e Tratamentos MFR

Médico Fisiatra 

O Médico Fisiatra dá orientações para o tratamento, passando pela prevenção de complicações próprias das doenças que acometem o paciente, ao tratamento das complicações já presentes, à melhoria da função e recuperação das sequelas decorrentes de lesões/patologias, auxiliando o paciente a atingir o máximo de autonomia possível, focando-se na sua independência para as actividades da vida diária e qualidade de vida.

Este apoio é não só ao nível clínico mas também a nível emocional do paciente.

 

É uma especialidade da Medicina com uma grande área de intervenção e actuação, o que exige da parte do profissional de saúde um vasto conhecimento da anatomia humana, fisiologia, patologias e repercussões destas doenças e outras sequelas no corpo humano.

 

O Médico Fisiatra trabalha também como membro de uma equipa multidisciplinar de reabilitação em conjunto com enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, terapeutas da fala e psicólogos, normalmente como coordenador de todo o decurso de reabilitação,agregando as várias áreas. Como orientador de todo o processo de reabilitação, as directrizes indicadas pelo médico têm como objectivo a recuperação da funcionalidade que é atingida devido a acidente, patologias ou o processo normal do envelhecimento. 

 

Numa equipa multidisciplinar, o Fisiatra orienta directrizes para o plano de tratamento, se bem que o Fisioterapeuta já tem autonomia para avaliação e elaboração de um plano de intervenção. Segue-se o modelo bio-psico-social em que se olha para o paciente como um todo e não se foca apenas na doença ou apenas no local lesionado. Este especialista também pode fornecer tratamentos médicos e encaminhar para a realização de Fisioterapia, evitando assim o recurso à cirurgia ou retardando certas condições.

 

A primeira preocupação será sempre o tratamento da dor aguda ou crónica, com a adequada avaliação para estipular o diagnóstico correcto. E, ainda mais importante, actuar na prevenção. 

 

Que condições podem ser tratadas na MFR

No serviço de MFR podemos encontrar pacientes que necessitam de tratamento das mais variadas patologias e condições, entre elas a:

  • Dor aguda e crónica (principal motivo de procura deste serviço);
  • Patologias do foro músculo-esquelético (tendinite, nevralgia, dor lombar, cervicalgia, lesões desportivas);
  • Osteoporose;
  • Fracturas;
  • Alterações do tónus muscular;
  • Traumatismo crânio-encefálico (TCE);
  • Lesões Vértebro-Medulares (LVM), como paraplegia ou tetraplegia;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC), com hemiplegia, alterações da deglutição, e outras alterações da fala, sensoriais e cognitivas;
  • Incontinência masculina e feminina;
  • Patologias neurológicas (Esclerose Múltipla, sequelas de Poliomielite, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Doença de Parkinson, entre outras);
  • Alterações posturais (cifose, escoliose, hiperlordose);
  • Amputações e malformações congénitas;
  • Patologias do desenvolvimento;
  • Patologias da fala;
  • Doenças do sistema respiratório e do sistema cardiovascular.

Na Fisioterapia Lisboa pode contar com um médico Fisiatra e uma equipa de Fisioterapeutas que o vão ajudar na reabilitação!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49