Fisioterapia Lombalgia

Para o Topo

A lombalgia, é conhecida como dor nas costas, é uma condição frequente nos pacientes que procuram fisioterapia, sendo dos factores que leva ao afastamento do trabalho. Assim, a Fisioterapia na Lombalgia tem a sua importância no alívio da dor e retorno rápido às actividades da vida diária.

 

 

Como tratar a lombalgia em Fisioterapia

Antes de iniciar o tratamento é necessário uma avaliação pormenorizada em Fisioterapia. Deve-se perceber o tipo de dor e causas da dor lombar. O protocolo de tratamento deve ser personalizado para ser efectivo. 

 

Dos tratamentos disponíveis pode-se integrar num plano de fisioterapia:

  1. TENS - O TENS é um aparelho de electroterapia muito utilizado em Fisioterapia. Ajuda nos quadros de lesão aguda ou crónica e possui efeito analgésico, relaxando a musculatura e reduzindo os focos de inflamação. No caso das lombalgias agudas é recomendada uma frequência entre 100 e 200 Hz, enquanto que nas dores crónicas entre 50 e 100 Hz. Para além do efeito analgésico, o TENS também tem a capacidade de reduzir os espasmos musculares, edemas e há programas que auxiliam no fortalecimento muscular. 
  2. Ultra-som - O ultra-som é muito utilizado no tratamento da lombalgia porque ajuda no alívio da dor, aumenta o fluxo sanguíneo e reduz a rigidez articular. Para a dor lombar o mais recomendado é o modo contínuo, com uma frequência de 1 MHz.
  3. Laser - O laser é um tratamento não invasivo, que promove o alívio da dor. Para além disso, é um tipo de calor que atinge as estruturas mais profundas, induzindo alterações fisiológicas capazes de causar uma regeneração na área aplicada. O laser pode ser usado também em outras patologias da coluna, como na região cervical e em casos de artrite, lesões ligamentares, lesões musculares e traumáticas agudas.
  4. Termoterapia - Consiste na aplicação de calor ou frio na região afectada. O frio é indicado para reduzir a dor, o espasmo muscular, as respostas inflamatórias e os edemas. O calor ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, produzindo relaxamento muscular. Também o calor aumenta o metabolismo celular e melhora a extensibilidade do colagénio, reduzindo a rigidez articular.
  5. Exercícios terapêuticos - Os exercícios são realizados com a indicação do fisioterapeuta. A hidroterapia também é indicada para realização de exercícios com impacto reduzido. Depois de reduzida a dor deve-se apostar em exercícios de fortalecimento muscular para prevenir recidiva. 
  6. Alongamentos - Os alongamentos devem ser realizados tendo em conta o limiar de dor do paciente. Conforme a dor for diminuindo, é possível aumentar a amplitude dos movimentos, notando também uma redução na rigidez.
  7. Técnicas de manipulação vertebral - Em alguns casos,  se o fisioterapeuta tem formação em osteopatia, pode ser indicado realizar manipulação vertebral que diminui a tensão nas articulações da coluna.

 

Na Fisioterapia Lisboa, dependendo da reacção ao tratamento e a origem da lombalgia é possível ver melhorias logo na primeira sessão de fisioterapia, mas a recuperação total pode demorar mais, indo de 3 a 6 meses.

 

Marque já a sua sessão!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49