Profissionais de Fisioterapia

Para o Topo

A Fisioterapia tem variadas áreas de actuação, algumas delas muito distintas.

 

O Fisioterapeuta pode dar apoio e tem funções importantes na promoção da saúde e qualidade de vida, passando pela recuperação de lesões, recuperação de pacientes pós-Covid-19, promoção da mobilidade em idosos, acompanhamento pré e pós-parto, entre outros. 

 

Com a pandemia, houve um aumento de pacientes a necessitar de profissionais de Fisioterapia aumentando o número de oportunidades no mercado de trabalho e valorização desta importante profissão. 

 

 

O curso de Fisioterapia

Para ser um Fisioterapeuta é necessário realizar um Curso Superior de Fisioterapia e possuir cédula profissional. Com a recente criação da Ordem dos Fisioterapeutas, estes deverão estar inscritos na ordem. 

 

É uma Licenciatura de 4 anos, com disciplinas muito completas desde Anatomia Humana, Terapias pelo Movimento, Fisiologia, Fisioterapia em Populações Especiais, Biomecânica, entre outras, tendo contacto com ambiente clínico desde o primeiro semestre. 

 

 

Áreas de intervenção da Fisioterapia que se encontram com mais procura

 

Fisioterapia aquática

É uma área da Fisioterapia em que se recorre ao meio aquático com objectivos de reabilitação, actuando em hidroterapia, hidrocinesioterapia, balneoterapia, termalismo, duches, vaporização/inalação, crioterapia e talassoterapia. Portanto, a utilização da água com fim terapêutico não fica restrito somente à piscina, podendo ser utilizada também noutras terapias complementares como banheira de hidromassagem, duche a jacto, turbilhão, entre outros.

 

No caso de os tratamentos serem realizados em piscina, esta deverá ter água aquecida a cerca de 34ºC para optimizar o efeito terapêutico. A Fisioterapia aquática é realizada por Fisioterapeutas especializados nessa área e os pacientes podem ser idosos, atletas, e até grávidas. Isto porque no meio aquático podemos tratar algumas patologias como artroses, reumatismo, alterações e problemas de coluna, lesões musculares, dores articulares, edema dos membros inferiores, alterações neuromusculares e recuperação de cirurgias e fracturas. 

 

A hidroterapia para grávidas deve ter indicação médica, e tem como benefícios a melhoria da circulação sanguínea, redução do edema dos membros inferiores e diminuição de dor nas costas, pés e joelhos. 

 

Fisioterapia desportiva

O Fisioterapeuta que actua na área desportiva passa pela prevenção e tratamento de lesões dos seus atletas, promoção da saúde por intermédio da actividade física e melhoria do condicionamento físico. Prepara e reabilita o paciente/atleta para aprática desportiva amadora, profissional e para o lazer.

 

Os Fisioterapeutas desta área de intervenção têm a capacidade de intervir no momento da lesão como profissionais de primeiro contacto e no período pré e pós lesão, com a finalidade de reabilitar o atleta no retorno à prática das actividades desportivas, da forma mais rápida e eficaz. 

 

Na época da pandemia Covid-19 e consequente quarentena, muitas pessoas começaram a praticar actividade física para se manterem activas e combater o sedentarismo. Este aumento também levou ao aumento de lesões desportivas, levando os indivíduos a pararem a sua actividade desportiva e interferindo nas actividades da vida diária (AVD’s). As lesões mais comuns incluíram entorses, tendinites, lesões musculares, lesões de ligamentos, lombalgia, entre outros. 

 

Por conseguinte, o tratamento em Fisioterapia Desportiva tem como finalidade a recuperação da flexibilidade, força muscular, estabilidade e remoção das queixas álgicas. Apesar do Fisioterapeuta actuar muito no tratamento das lesões, é muito importante o trabalho de prevenção para que os atletas não tenham de parar a sua actividade ou que possam recuperar mais rapidamente. 

 

Fisioterapia Geriátrica

Esta especialidade da Fisioterapia, após avaliação e diagnóstico,tem como objectivo manter ou melhorar a capacidade funcional, referente à autonomia e independência das pessoas em processo de envelhecimento. A finalidade é promover o bem-estar e qualidade de vida num processo de envelhecimento activo

 

Há exercícios mais apropriados à idade e condição física de cada indivíduo que auxiliam na melhoria da coordenação, equilíbrio e de dores associadas. Para além disso, é de elevada importância incluir programas de prevenção de quedas, estas que são umas das principais causas de acamamento nos idosos. 

 

A intervenção no idoso traz como vantagens a melhoria do equilíbrio, coordenação, flexibilidade, tratamento de patologias, independência e autonomia, fortalecimento muscular, redução das dores

 

Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia respiratória também pode ser denominada de Fisioterapia cardiorrespiratória e é focada na reabilitação, tratamento e prevenção de patologias do foro cardiorrespiratório. 

 

Esta área de intervenção é indicada para os pacientes de qualquer idade, desde bebés a idosos, com problemas respiratórios.

 

Pode-se recorrer a esta área de intervenção para o tratamento de doenças que atingem o sistema respiratório como a:

  • Asma;
  • Bronquite;
  • Insuficiência respiratória;
  • Tuberculose.

 

Os benefícios englobam a melhoria das trocas gasosas e oxigenação dos tecidos, diminuição da fadiga e aumento da tolerância ao esforço para realização das AVD’s, melhoria da capacidade funcional pulmonar, maior eficácia na ventilação, diminuição de dor torácica, diminuição da ansiedade, desobstrução brônquica, desobstrução das vias aéreas e diminuição da sensação de falta de ar (dispneia). 

 

Marque a sua sessão na Fisioterapia Lisboa e numa área especializada de Fisioterapia!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49