Alívio Dor Lombar

Para o Topo

Como aliviar os sintomas de dor lombar?

Termoterapia

Por vezes, e é o mais frequente, a dor lombar é causada por tensão muscular e melhora com o decorrer do tempo mas para acelerar este processo de relaxamento poderá utilizar uma bolsa térmica de gel (aquecida), bolsa de água quente ou um banho quente para aliviar a dor. O calor pode ser indicado para casos crónicos. Ter sempre em atenção os cuidados necessários para evitar queimaduras!

 

Se for uma lesão traumática com pouco tempo poderá utilizar bolsas frias ou gelo para diminuir a dor e edema. O frio será indicado para casos agudos. 

 

Massagem terapêutica

A massagem pode aliviar a dor lombar crónica, especialmente quando combinada com exercícios e alongamentos. A activação da circulação e técnicas específicas de massagem podem ser um excelente aliado pois irá relaxar os músculos e libertar endorfinas que promovem o alívio da dor. 

 

Alongamentos

Os alongamentos são importantes para relaxar os músculos em tensão e evita que fiquem tensos e pouco flexíveis, o que pode originar mais dor.

 

Exercícios de fortalecimento

O repouso completo entrou em desuso pois pode originar ainda mais dores. É importante manter-se em movimento para que os músculos não fiquem encurtados. Deve-se apostar em actividades físicas de baixo impacto, como por exemplo, caminhada, ioga, pilates clínico e hidroterapia. 

 

Caso seja impossível estar de pé durante longos períodos de tempo ou caminhar, deve-se alternar entre as posições de pé, sentado e deitado. 

 

Analgésicos

Poderá ser indicado pelo médico a toma de analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares. Também podem ser aplicadas pomadas analgésicas ou anti-inflamatórias ao nível da pele para alívio da dor. 

 

Acupunctura

A acupunctura tem evidência científica de que pode ser um tratamento co-adjuvante para tratamento da dor lombar. 

 

Aconselhe-se com a nossa equipa de Fisioterapeutas

Na Fisioterapia Lisboa temos profissionais especializados que podem responder a todas as suas dúvidas e partilhar conhecimento. Não hesite em contactar-nos!

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49