Cinesioterapia

Para o Topo

A origem da palavra “Cinesioterapia”

A palavra cinesioterapia vem da junção de kinesis que significa “movimento” e de therapeia que significa “terapia”. A área de estudos é a cinesiologia que quer dizer “estudo do movimento”. 

 

No que consiste

A cinesioterapia é um dos recursos da fisioterapia que engloba a terapia com movimentos responsáveis pelo tratamento e reabilitação de funções motoras do corpo. Costuma ser aplicada em conjunto com outros recursos em fisioterapia como as terapias manuais, hidroterapia, entre outros. Consiste na realização de movimentos activos e passivos, na vertente terapêutica, com o objectivo de identificar os pontos de disfunção do corpo e aplicar o tratamento adequado a cada situação. Os movimentos activos são os movimentos realizados pelo próprio paciente, e, por sua vez, os movimentos passivos são realizados com auxílio total do fisioterapeuta. 

 

 

Na área da cinesioterapia estão incluídos, por exemplo, os seguintes exercícios terapêuticos: 

  • Alongamentos;
  • Reeducação postural;
  • Treino de equilíbrio;
  • Coordenação motora;
  • Exercícios respiratórios; 
  • Pilates clínico;
  • Exercícios respiratórios.

 

Objectivos e indicações

A cinesioterapia é uma excelente aliada no alívio da dor muscular, na melhoria da amplitude de movimento do corpo humano, melhoria da postura, melhoria da flexibilidade, promove uma melhor função respiratória, entre outros benefícios importantes. 

 

É recomendada a pacientes com patologia neurológica, cardíaca, respiratória, disfunções ortopédicas e lesões músculo-esqueléticas. Na área da Fisioterapia Respiratória, a técnica de cinesioterapia é aplicada para recuperação da função respiratória, mobilidade torácica e resistência à fadiga através de exercícios que auxiliam o movimento de ventilação da respiração. Esta terapia é denominada especificamente de cinesioterapia respiratória. 

 

Para além da Fisioterapia, os conhecimentos cinesiológicos podem ser aplicado através da quiroprática, da ergonomia, do condicionamento físico e da própria cinesioterapia, seja para desenvolver uma terapia, para prevenir lesões ou para melhorar o rendimento atlético.

 

Na Fisioterapia Lisboa os nossos Fisioterapeutas recorrem à cinesioterapia em conjunto com os recursos mais indicados para si!

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49