Estimulação eléctrica neuromuscular

Para o Topo

Na área da Fisioterapia são muito utilizados os recursos físicos, recursos estes que são implementados desde há muitos anos e em praticamente em todas as áreas da Fisioterapia. O número de recursos e equipamentos tem aumentado bastante e uma área de interesse é a electroterapia, onde se insere a estimulação eléctrica neuromuscular. 

 

Este recurso tem sido amplamente abordado na pesquisa e na prática clínica como uma técnica para preservação e/ou recuperação funcional tanto para indivíduos saudáveis como para indivíduos com alguma disfunção muscular, assim como para treino da condição física.

 

Em termos de aplicabilidade clínica, a estimulação eléctrica neuromuscular pode ser utilizada em diversos casos onde há necessidade de uma ajuda externa à actividade de músculos inibidos ou com défice de força.

 

É muito utilizada em pacientes com historial de lesões nos membros superiores como síndrome de impacto, lesões do labrum, discinesia escapular entre outras, que podem beneficiar de um programa de fortalecimento do trapézio, serreado anterior e coifa de rotadores associado a correntes excito-motoras. Para além disso, também pode ser utilizada em alterações dos membros inferiores como impacto femuro-acetabular, lesões do labrum da articulação da anca, síndrome da dor femuro-patelar, osteoartrite, lesões ligamentares ou pós-operatórios que também apresentam resultados significantes quando associados à electroestimulação eléctrica neuromuscular. 

 

 

Electroterapia

A Electroterapia recorre a equipamentos que geram corrente eléctrica e podem produzir efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, anti-edematosos e contracção muscular. São utilizados tanto para fortalecimento como para melhoria da função e alívio da dor.

 

Sabe-se que o conhecimento da cinesioterapia e biomecânica é a base para o tratamento das principais enfermidades do sistema músculo-esquelético, sendo que a utilização desse conhecimento para a área de Electroterapia e o manuseamento correcto desses equipamentos torna o tratamento mais preciso e o profissional que o aplica muito mais completo, tendo sempre um leque maior de opções terapêuticas. Por isso, procure por Fisioterapeutas devidamente credenciados. 

 

 

Para que serve a estimulação eléctrica neuromuscular? 

A estimulação eléctrica neuromuscular refere-se á utilização de equipamentos que geram corrente eléctrica para estimulação a nível motor, ou seja, geram contracção muscular. Ao contrário dos equipamentos que provocam a analgesia, a estimulação eléctrica neuromuscular passa pelo limiar sensitivo, actuando basicamente no limiar motor, o qual exige uma corrente com pulsos de maior duração. Este tipo de corrente com estas características, quando aplicada no corpo humano, geradespolarização do moto-neurónio inferior e, consequentemente, todas as etapas fisiológicas da contracção. Portanto, para o resultado que se pretende com esta estimulação, é necessário que a fibra nervosa eferente esteja íntegra. Nas situações de lesões periféricas, deve-se recorrer a outras técnicas.

 

Em suma, a electroestimulação eléctrica neuromuscular envolve a aplicação de uma série de estímulos intermitentes aos músculos esqueléticos superficiais, com o objectivo principal de promover contracções musculares visíveis, decorrentes da activação das fibras nervosas musculares. O estímulo eléctrico é fornecido por intermédio de aparelhos de estimulação programáveis e de um ou mais eléctrodos activos, posicionados na proximidade dos pontos motores dos músculos. 

 

Os principais efeitos e indicações dos equipamentos de estimulação eléctrica neuromuscular são:

  • Manutenção ou recuperação da força;
  • Substituição da cinesioterapia em algumas condições em que ainda não é possível realizar movimento de forma activa;
  • Evitar flacidez;
  • Hipotrofia;
  • Os sinais clássicos da inactividade muscular. 

 

Por conseguinte, dependendo do estímulo pode ser utilizada para preservação da massa e da função muscular durante períodos prolongados de desuso ou imobilização, como, por exemplo, em pacientes críticos internados em unidades de cuidados intensivos; recuperação da massa e da função muscular seguida de prolongados períodos de desuso ou imobilização, como, por exemplo, em período pós-operatório; e para melhoria da função muscular em diferentes populações, como idosos e atletas, e na reabilitação de pacientes com doenças cardiorrespiratórias.

 

 

Estimulação eléctrica neuromuscular na Fisioterapia Lisboa

Com base nos tratamentos realizados na Fisioterapia Lisboa, podemos indicar que um programa de fortalecimento muscular em conjunto com a estimulação eléctrica neuromuscular, promove um ganho de massa muscular um pouco mais rápida e eficaz. Estes programas de fortalecimento podem ser implementados em pessoas saudáveis, idosos, pós-operatórios, atletas e outras populações especiais.

 

A evidência científica refere que a utilização da estimulação eléctrica neuromuscular promove o aumento da força isotónica e pode ser considerada como uma estratégia para a melhoria da força muscular na população saudável activa, bem como em indivíduos com condições específicas, após avaliação. Este método pode ser uma alternativa de pré-condicionamento, anterior a um programa de treino físico regular, a ser oferecido a indivíduos impossibilitados de sustentar um nível mínimo de esforço físico.

 

Faça o seu fortalecimento muscular com os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa de forma segura e com resultados visíveis!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49