Estalar os dedos faz mal?

Para o Topo

Recentemente foi descoberto a que se deve o ruído de quando estalamos os dedos. Aos estalar os dedos há um atrito entre os ossos e um estiramento da cápsula que forma a articulação e as pequenas bolhas de gases que estão presentes no líquido que lubrifica internamente a articulação são libertadas bruscamente, promovendo o ruído do estalo. Este fenómeno é momentâneo. Logo de seguida, os ossos voltam a aproximar-se, a bolha de ar extingue-se e a articulação volta a fechar-se. Só passados cerca de 20 minutos é que é possível estalar de novo a mesma articulação. 

 

 

Causas


Ao puxar os dedos para cima também se ouve um estalo, mas este é um pouco diferente e é provocado por um vácuo que se forma devido a diferença de pressão e à movimentação brusca do líquido sinovial existente dentro da articulação. As articulações dos joelhos, dos ombros, das costas e do pescoço também podem estalar. 

 

Outra causa para a ocorrência dos estalos  é o deslocamento dos ossos. Quando acompanhados de dor, os estalos podem ter outro significado, como uma lesão da cartilagem articular. Neste caso, muitas vezes, basta apenas fortalecer ou reequilibrar a musculatura para reduzir os sintomas, sem necessidade de intervenção cirúrgica. Contudo, se os estalos forem muito constantes e dolorosos, deve procurar um médico.

 

Estalar os dedos eventualmente não faz mal, nem prejudica a articulação, no entanto, se o fizer voluntariamente de forma repetitiva, pode causar problemas como perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos por lesão da estrutura que recobre articulação. 

 

 

Estala os dedos ou outras articulações

Se estala os dedos ou outras articulações, como as costas e o pescoço, em busca de alívio ou porque sente que a articulação está "presa", procure os nossos Fisioterapeutas para fazer uma avaliação e apurar as suas necessidades. Uma das causas é a tensão muscular e isso pode ser tratada na Fisioterapia Lisboa!

 

Marque já a sua consulta!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49