Dores nas costas conheça os sinais de alerta

Para o Topo

Apesar de ser uma situação comum, sentir dor não é normal. A dor nas costas surge por algum tipo de disfunção na coluna ou por algum outro tipo de problema noutro segmento corporal, que depois se reflecte para a zona da coluna. Para além de ser importante prestar mais atenção à origem das suas dores nas costas, é essencialconsultar um Fisioterapeuta para iniciar tratamento imediato, assim que surgem os primeiros sintomas.

 

Podem-se considerar “dores normais” ou que não são motivo de preocupação, as dores que passam rapidamente ou que não nos impedem de realizar as nossas actividades da vida diária (AVD) em casa, no trabalho ou na prática de desporto. Todo o tipo de dor que interfira nas AVD, deve ser e avaliado por um médico ou Fisioterapeuta.

 

 

Sinais de alerta para as dores nas costas

Existem alguns sinais indicativos para a dor nas costas que devem ser tidos em atenção! Apresentamos alguns aspectos que se surgirem, deve consultar o seu Fisioterapeuta para realizar uma avaliação e o tratamento precoce mais adequado. 

 

Dor que se prolonga até à perna

Se a dor que sente na parte inferior das costas é persistente, intensa e se prolonga até à perna, significa que pode haver compressão nervosa (o mais frequente é o nervo ciático). 

 

Dor que aumenta quando puxa o joelho ao peito

Se a dor aumentar quando levanta o joelho na direcção do peito ou se inclinar o peito na direcção do joelho, pode indicar que um disco está a comprimir um nervo (o mais frequente é o nervo ciático). 

 

Dor muito forte após queda

Se caiu recentemente e sentiu uma dor forte na coluna, pode ter causado uma lesão. As quedas podem causar lesões na coluna, especialmente nos idosos e se tiver osteoporose. 

 

Alterações posturais

Se possui alterações posturais ou desequilíbrios dos músculos posturais adquiridos na infância e adolescência, na idade adulta podem desenvolver-se para problemas posturais que causam dores nas costas ou outras partes do corpo. 

 

Dor em repouso

Se sente dor nas costas que piora quando está em repouso, acompanhadas por febre, podem ser indicativos de infecção ou outro problema, ou compressão de estruturas na posição de repouso. 

 

Dores fortes há mais de 3 semanas

Se sente dor forte há mais de três semanas, deve consultar um Fisioterapeuta, se a dor persistir mesmo após ter realizado repouso e tratamento anti-inflamatório. 

 

Problemas persistentes de bexiga ou de intestinos

Os problemas de bexiga, intestinos ou cólicas em período menstrual, podem estar associados a dor lombar. Estes problemas podem ter variados motivos mas podem também causar dores de coluna.

 

No caso de cólica menstrual associada a dor lombar, isto deve-se pelo aumento de tensão dos músculos lombares durante este período, que podem ter como causa a má postura.

 

Dores que aumentam de manhã após o período do sono

Deveráter atenção à postura de como dorme, pois dores na coluna causam distúrbios do sono e a utilização de cama ou almofadas impróprias podem exacerbar as dores.

 

O ideal é manter a coluna alinhada, podendo usar uma almofada por baixo da cabeça e outra entre as pernas, alinhando a coluna cervical e lombar com a coluna torácica.

 

Dormência ou falta de força nas pernas

Se fica com as pernas dormentes ou com falta de força quando caminha, isto podem ter origem num estreitamento do canal vertebral, ou estenose vertebral, onde pode haver um pinçamento de nervos.

 

Dores de cabeça, ou tensão no pescoço, que se prolonga para os ombros

Se sente dores de cabeça ou uma sensação aumento de tensão na região da nuca, que desce para os ombros, podendo chegar aos braços, pode estar relacionado com a coluna cervical. Quando ocorrem disfunções na coluna cervical podem estar relacionadas com compressão de nervos que vão para os ombros, braços, cabeça ou face. Caso as dores persistam, é aconselhável procurar um Fisioterapeuta especializado.

 

Se tem algum dos sinais ou sintomas descritos acima, inicie o tratamento o quanto antes. Além de ser um tratamento rápido, eficaz e seguro, visto que geralmente são necessárias poucas sessões  (5 a 7 sessões), durante aproximadamente 14 dias para o alívio dos sintomas, o paciente é aconselhado a realizar alguns exercícios e adaptações em casa, evitando as idas diárias ao consultório do Fisioterapeuta.

 

Para manter a sua coluna vertebral saudável e prevenir possíveis lesões, realize um plano de prevenção com os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa. Previna os problemas da coluna vertebral!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49