Fisioterapia Lisboa e o Coronavirus (COVID-19)

Para o Topo

A Fisioterapia Respiratória após a alta hospitalar por COVID-19 tem como principal objectivo recuperar a condição física e facilitar a adaptação psicológica, integrando o indivíduo na sociedade o mais rapidamente possível. A Fisioterapia Lisboa possui Fisioterapeutas que actuam nesta fase de recuperação em que já não há risco de contágio.

 

Período de contágio

O período de contágio (tempo decorrido entre a exposição ao vírus e o aparecimento de sintomas) é actualmente considerado de 14 dias. Estudos e novos dados indicam que a transmissão por pessoas sem sintomas também é possível.

 

Sinais e sintomas da COVID-19

Os sintomas mais frequentes associados à infecção pelo COVID-19 são febre (≥ 38.0ºC), tosse e dificuldade respiratória (como por exemplo, falta de ar).

 

Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço/fadiga. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.

 

 

O papel da Fisioterapia em pacientes após alta por COVID-19

A optimização da ventilação e da oxigenação são aspectos fundamentais onde o Fisioterapeuta tem indicação para intervir. Na Fisioterapia Lisboa estamos aptos e disponíveis para intervir no paciente com indicação para Fisioterapia Respiratória após a alta ou após internamento domiciliário, no nosso gabinete ou domicílio.

 

Os doentes com COVID-19 graves que ainda apresentam disfunção respiratória ou muscular após a alta hospitalar/após recuperação em casa devem realizar Fisioterapia Respiratória.

 

Estes pacientes podem apresentar baixa condição física, dificuldades respiratórias e fadiga após esforço, atrofia/encurtamentos musculares e distúrbios psicológicos como o stress pós-traumático. Nas situações em que os doentes apresentem outras complicações ou doenças é importante consultar um médico antes de iniciar a Fisioterapia Respiratória.

 

 

Normas de segurança e equipamentos de protecção individual

As normas de segurança e protecção individual com vista a minimizar o risco de contágio da COVID-19 devem ser respeitadas e asseguradas pelo Fisioterapeuta que vai prestar o serviço, quer seja ao domicílio ou em gabinete em Lisboa.

 

Normas de segurança

As normas de segurança passam pela frequente higienização das mãos (na clínica quando o paciente entra e antes de sair; o fisioterapeuta entre pacientes e sempre que necessário), avaliação da temperatura corporal, instruir os procedimentos de etiqueta respiratória, distanciamento social (menos tempo possível na sala de espera com pelo menos 1 metro de distância entre pacientes), higienização dos equipamentos e ventilação do espaço utilizado.

 

Caso o paciente apresente sintomas de COVID-19 deve ligar a desmarcar a sua sessão, bem como o Fisioterapeuta que apresente sintomas deve suspender a sua intervenção a todos os pacientes. 

 

Equipamentos de protecção individual

A DGS recomenda para o profissional de saúde o uso de máscara FFP2 ou FFP3, bata protectora impermeável, luvas, protecção para os olhos (viseira ou óculos). Ao paciente deve ser facultada uma máscara cirúrgica. 

 

 

Faça Fisioterapia em segurança!

A Fisioterapia Lisboa pode ajudá-lo a recuperar das sequelas originadas pelo COVID-19! Os nossos Fisioterapeutas são especializados em Fisioterapia Cardiorrespiratória e esperam a sua marcação via telefone ou email. O atendimento é feito em gabinete em Lisboa ou domicílio na grande área de Lisboa.



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49